• Matéria: Direito
  • Autor: douglaswb2006
  • Perguntado 8 anos atrás

Os critérios de chamamento dos herdeiros e partilha de bens relacionam-se com a posição em que eles se encontram na relação de parentesco com o falecido, de modo que eles herdam em nome próprio, ou podem ser chamados a suceder, quando são sucessores de quem sucederia.

Levando em consideração tais critérios e denominações, é CORRETO afirmar que:

Escolha uma:

a. Se recebe por direito próprio, a partilha ocorre por linha.
b. Quando a partilha é feita entre os ascendentes, deve ser feita por cabeça.
c. Se recebe por direito de transmissão, a partilha ocorre por estirpe.
d. Quando um herdeiro é chamado a suceder, por ser sucessor de um herdeiro pré-morto, dizemos que a partilha ocorrerá por cabeça.
e. Em se tratando de herdeiro pós-morto no curso do inventário, seus sucessores, recebem, na sucessão primitiva, por direito de transmissão. Correta e confirmada pelo ava.

Respostas

respondido por: SergioIshibasi
108

A resposta correta é:

e. Em se tratando de herdeiro pós-morto no curso do inventário, seus sucessores, recebem, na sucessão primitiva, por direito de transmissão.

Art. 1.835. Na linha descendente, os filhos sucedem por cabeça, e os outros descendentes, por cabeça ou por estirpe, conforme se achem ou não no mesmo grau.  


respondido por: thaynnaba
53

No âmbito do direitos das sucessões, temos que a resposta certa é a: e. Em se tratando de herdeiro pós-morto no curso do inventário, seus sucessores, recebem, na sucessão primitiva, por direito de transmissão.

Para isso, é importante que se observe o previsto no artigo 1835 previso no código civil:

Art. 1.835. Na linha descendente, os filhos sucedem por cabeça, e os outros descendentes, por cabeça ou por estirpe, conforme se achem ou não no mesmo grau.  

Assim, temos que o presente artigo trata exatamente sobre o que poderá ser considerado como herdeiros na sucessão.

espero ter ajudado!

Perguntas similares