• Matéria: Ed. Física
  • Autor: escarletmelo
  • Perguntado 8 anos atrás

Partindo da ideia de que o ensino da luta na escola estimula a violência, alguns professores de Educação Física resolveram fazer uma intervenção com a tematização da luta em uma turma da 4ª série do Ensino Fundamental. Aplicou-se uma sequência didática iniciada com a leitura e a reflexão sobre um texto. Em seguida, ocorreu a elaboração de regras coletivas de uma luta construída pelos alunos, suas adaptações e readaptações e a uma avaliação final desse processo, que durou sete aulas. Constatou-se que não houve comportamentos violentos ou agressivos, pelo contrário, percebeu-se a participação ativa dos alunos e o cuidado de todos para com o cumprimento das regras estabelecidas por eles. Nesse sentido, percebe-se de maneira clara que: a) A luta ao invés de estimular a violência e a agressividade, estimula, por si só, a cooperação e a solidariedade. b) A luta é um conhecimento da cultura corporal que tem de ser realizada por professores que já possuem certa vivência prática dela em seu cotidiano. c) O ensino de luta nas escolas pode gerar violência e agressividade, e os níveis variam de acordo com a natureza da luta ensinada. d) O sucesso de uma sequência desse tipo, depende exclusivamente do interesse dos alunos em aderirem à aula de luta. e) Não é a luta que estimula ou deixa de estimular a violência, mas o modo como os professores se apropriam dela e os sentidos que atribuem a ela do ponto de vista pedagógico.

Respostas

respondido por: GUH02016
19
Eu acho que é a letra E. Não é a luta que estimula ou deixa de estimular a violência, mas o modo como os professores se apropriam dela e os sentidos que atribuem a ela do ponto de vista pedagógico.

fernandapts92oxqeob: Letra A - A luta ao invés de estimular a violência e a agressividade, estimula, por si só, a cooperação e a solidariedade.
Perguntas similares