Respostas
Os aldeamentos sempre atenderam aos interesses da coroa portuguesa, por isso estavam situados próximos das povoações dos colonizadores. Os jesuítas administravam os aldeamentos e catequizavam os índios com o objetivo de fazê-los cristãos. Todas as responsabilidades dos aldeamentos eram direcionadas aos jesuítas que, por sua vez, cuidavam da divisão das tarefas e da organização. Os aldeamentos tinham como objetivo garantir a ocupação do território e a reserva de mão-de-obra para o desenvolvimento econômico.
Existe uma diferença básica entre “aldeia” e “aldeamento”. Aldeia é um povoado indígena pré-existente à colonização e “aldeamento” é um agrupamento indígena montado pelos missionários, com finalidades específicas. Os aldeamentos foram implantados desde o século XVI a partir do trabalho pioneiro dos jesuítas. O regimento de 1686 concedeu a administração espiritual e política dos aldeamentos às ordens religiosas.
Aldeias de Repartição-
aldeamento onde ficavam os indígenas, que eram alugados e "repartidos" entre os colonos, os missionários e o serviço real da Coroa Portuguesa.
Missões-
modelo de organização dos indígenas. Alí os índios eram educados e catequizados pelos jesuítas.