Sobre o direito de representação, na sucessão legítima, analise as seguintes assertivas:
I. São pessoais os efeitos da exclusão; os descendentes do herdeiro excluído sucedem, como se ele fosse morto antes da abertura da sucessão.
II. O direito de representação na linha reta descendente é ilimitado; na ascendente é inexistente; e na transversal, entre os colaterais, é limitado ao 1º grau dos irmãos do falecido, ou seja, filhos dos irmãos do falecido.
III. Dá-se o direito de transmissão, quando a lei chama certos parentes do falecido a suceder em todos os direitos, em que ele sucederia, se vivo fosse.
Quais assertivas estão corretas?
Escolha uma:
a. Apenas a assertiva III está correta.
b. Apenas as assertivas I e II estão corretas.
c. Apenas a assertiva II está correta.
d. Apenas as assertivas I e III estão corretas.
e. Apenas as assertivas II e III estão corretas.
Respostas
respondido por:
144
Somente I e II estão corretas
eniopereira18:
correto
respondido por:
2
A resposta correta é a alternativa "B", pois apenas as assertivas I e II estão certas. Conforme os direitos de representação, podemos entender que:
- São pessoais os efeitos da exclusão; os descendentes do herdeiro excluído sucedem, como se ele fosse morto antes da abertura da sucessão; e
- O direito de representação é ilimitado na linha reta descendente; inexistente na ascendente; e limitado ao 1º grau dos irmãos (entre colaterais) do falecido na transversal.
Direito de representação
O direito de representação pode ser entendido como o instituto jurídico que prevê a convocação de um herdeiro para receber a herança no lugar de outro, tudo estando disciplinado pelo artigo 1851 do Código Civil (campo sucessório).
Saiba mais sobre representação: brainly.com.br/tarefa/22894496
#SPJ2
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás