• Matéria: História
  • Autor: cristianderik
  • Perguntado 8 anos atrás

“As cartas em geral, e a Carta de Veneza em particular, não são um receituário de utilização fácil, nem de relação mecânica de causa‑efeito. Para poder utilizar suas proposições, que se equiparam a uma norma deontológica, é necessário compreender sua natureza, as discussões que estão em sua base, os modos como suas indicações foram apreendidas e incorporadas na prática ao longo do tempo, e, assim, poder interpretar esses postulados de maneira fundamentada, com rigor metodológico” (KÜHL, 2010)

Sobre as Cartas Patrimoniais, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:
a. A Carta de Atenas de 1931 resgatou a teoria de John Ruskin, ao condenar o ato de restauração por considera-lo uma forma de se falsificar as obras de arte e de arquitetura.

b. A Carta de Veneza foi elaborada a partir do 1º Congresso Internacional de Arquitetos e Técnicos de Monumentos Históricos, realizado em 1931.

c. A Carta de Veneza de 1964 atualizou e aprofundou as proposições da Carta de Atenas de 1931, ampliando a noção de Monumento Histórico e estabelecendo princípios para a conservação, restauração, documentação e publicação de edifícios e sítios históricos.

d. A Carta de Atenas de 1931 foi influenciada pelos princípios do restauro crítico.

e. A Carta de Atenas de 1964 é um dos documentos mais influentes no campo da preservação patrimonial.

Respostas

respondido por: pathylima80
77
A Carta de Veneza de 1964 atualizou e aprofundou as proposições da Carta de Atenas de 1931, ampliando a noção de Monumento Histórico e estabelecendo princípios para a conservação, restauração, documentação e publicação de edifícios e sítios históricos.
Perguntas similares