• Matéria: Geografia
  • Autor: cgyuri
  • Perguntado 8 anos atrás

Aponte os principais desertos do continente africano e suas localizações

Respostas

respondido por: marceloschneider
3
O deserto do Saara 

O deserto do Saara compreende parte dos seguintes países e territórios: Argélia, Burkina Faso, Chade, Egipto, Líbia, Marrocos, Saara Ocidental, Mauritânia, Mali, Níger, Senegal, Sudão, e Tunísia. Vivem cerca de 2,5 milhões de pessoas na área do Saara. 
A área do Saara também inclui parte das bacias do Rio Nilo e do Rio Senegal, as montanhas Aïr, Hoggar, Atlas e o Vulcão Tibesti, pequenos desertos como Erg, Deserto da Líbia, Ténéré, Depressão do Qatar e Erg Chebbi, o lago Chade, e os oásis Bahariya, Ghardaïa e Timimoun. 
As fronteiras do Saara são o Oceano Atlântico a oeste, a cordilheira do Atlas e o Mar Mediterrâneo a norte, o Mar Vermelho a leste e o vale do Rio Níger a sul. 
O Saara divide o continente africano em duas partes, a África do Norte e Sub-Saariana. A fronteira saariana ao sul é marcada por uma faixa semi-árida de savana chamada Sahel, e ao sul de Sahel encontra-se o Sudão. 
De acordo com o critério da botânica Cap-Rey, o Saara está entre as áreas: [2] [3] 
* ao norte: limite de maturidade da Phoenix dactylifera 
* ao sul: limitado a sudeste por Cornucala monacantha (a Chenopodiaceae) ou limitado a nordeste por Cencrus biflorus (a Poaceae na região do Sahel). 
De acordo com o critétio do clima: [4] 
* ao norte: 100 milímetros anuais de precipitação. 
* ao sul: um limite de 150 milímetros de precipitação anual (que se mantem de um ano a outro) 

O Deserto da Líbia 

O Deserto da Líbia é um deserto africano que está localizado ao norte e leste do deserto do Saara e ocupa o sudoeste do Egito, leste da Líbia e noroeste do Sudão. Abrange uma área de aproximadamente 1.100.000 km² e tem mais ou menos a forma de um retângulo no mapa. 
Este deserto é formado praticamente apenas de areia e rocha plana, e é habitado pelos Senussis. A vida selvagem predominante são serpentes terrestres e escorpiões. 
Há, em muitas partes do deserto, grandes depressões e não há rios ou córregos que drenam para dentro ou para fora da área. 
Existem oito importantes depressões no deserto da Líbia, e todas são considerados oásis, com exceção das menores, Qattara, por exemplo, porque suas águas são salgadas. Limitado a produção agrícola, a presença de alguns recursos naturais, e assentamentos permanentes são encontrados nas outras sete depressões, as quais têm a água doce fornecidos pelo Nilo ou pelos locais subterrâneos. 

Deserto da Arábia 

'Esta região possui pouca biodiversidade, embora algumas plantas crescem lá. Muitas espécies, como gazelas, uma espécie de gato, camundongos e lagartos e espécies em risco de extinção como as hienas, chacal (da família canidae) , texugos (da família dos roedores), devido à caça, invasão e destruição do habitat. Devido à grande exploração e destruição do território, a vida animal ali já está comprometida. 

Kalahari 

Derivada da palavra Kgalagadi, significa “a grande sede”.A formação do deserto é devido,principalmente, a corrente maritima fria de Benguela,que atua na costa sudoeste da Africa,condensando o vapor de água que vai em direção ao continente,fazendo com que as massas de ar cheguem mais secas ao mesmo.O kalahari possui vasta área coberta por areia avermelhada sem afloramento de água em caráter permanente. Porém Kalahari não é um deserto verdadeiro. Partes dele recebem mais de 250 mm de chuva mal distribuída anualmente e possuem bastante vegetação. É realmente árido somente no sudoeste (menos de 175 mm de chuva ao ano), fazendo do Kalahari um deserto de fósseis.As temperaturas no verão do Kalahari vão de 20 a 40 °C. No inverno, o Kalahari tem um clima seco e frio com geada à noite. As baixas temperaturas do inverno podem ficar abaixo de 0 °C. O clima no verão em algumas regiões do Kalahari pode alcançar 50°C (por isso algumas tribos bosquimanas se recolhem nos momentos mais quentes do dia) 
Esta região foi vítima de uma enorme crise ambiental: a sabotagem do petróleo do Kuwait que causou enormes derrames de hidrocarbonetos que causou a libertação de toxinas para a atmosfera na década de 1990.Armas utilizadas pelos os E.U. durante a guerra do Golfo também representa um enorme risco para a estabilidade ambiental da área.' 

Perguntas similares