“Para ele, a consciência moral e o sentimento do dever são inatos, são “a voz da Natureza” e o “dedo de Deus” em nossos corações. Nascemos puros e bons, dotados de generosidade e de benevolência para com os outros. Se o dever parece ser uma imposição e uma obrigação externa, imposta por Deus aos humanos, é porque nossa bondade natural foi pervertida pela sociedade, quando esta criou a propriedade privada e os interesses privados, tornando-nos egoístas, mentirosos e destrutivos.” (CHAUÍ, 2002, p. 442).
Sobre a concepção de homem em Rousseau, podemos dizer que:
Escolha uma:
a. O homem é a obra mais bela da natureza, mas é preciso moldá-lo para que se adapte à vida em meio às instituições sociais, necessária para alcançar a satisfação pessoal.
b. Para esse pensador, o homem nasce bom e os sentimentos são inatos, porém ele se desnaturaliza, se corrompe constantemente em meio às instituições socais, o poder e os interesses presentes na sociedade. Correto
c. Sua concepção de homem gira em torno de um indivíduo que domina a ciência e, por isso, tem o poder sobre a natureza.
d. Prefere a dimensão civil do homem, pois há aí um desenvolvimento do homem de negócios, voltado para a representação política.
e. Os sentimentos não representam elementos determinantes na educação, sobressaindo a razão, necessária para um saber verdadeiro.
Respostas
Para Rousseau, a desigualdade é socialmente criada e convencionada, enquanto as diferenças entre os indivíduos advêm da natureza (B).
Jean-Jacques Rousseau, ao abordar a desigualdade em duas esferas: a natural e a social, aponta que a diferença natural advém por intermédio do sexo, da força, da idade, da estatura e etc.
Já a desigualdade social, que é foco dos estudos de Rousseau, acontece na sociedade de modo quase que consensual, pois tais diferenças reais são naturais.
Assim, para Rousseau, os homens são felizes no estado de natureza, mas o que corrompe o homem é a vida social, à medida que é na sociedade que os homens competem entre si e são arrogantes quando são detentores de conhecimentos.
A noção de progresso deturpa o viver bem em sociedade e tira do homem a noção de felicidade constituída no estado de natureza.
Link: brainly.com.br/tarefa/30514636