Explique uma diferença entre a experiência parlamentarista brasileira do Segundo Reinado e o modelo liberal em inglês da mesma época
Respostas
trabalho escravo; utilizavam-se dos mesmos recursos políticos como a concessão de favores aos simpatizantes e o emprego da violência aos indecisos e adversários; defendiam a ordem, a estabilidade política, a unidade territorial e o pleno apoio ao Imperador como autoridade máxima do governo central.
Divergentes
A defesa predominante entre os liberais do fortalecimento do poder da Câmara dos Deputados;
a defesa predominante entre os conservadores de uma política tarifária favorável
a baixas taxas de importação; a defesa predominante entre os conservadores das restrições às liberdades e ao exercício da cidadania.
b) Diferenças- O Imperador brasileiro indicava o Presidente do Conselho de Ministros (nosso equivalente ao Primeiro Ministro), ao contrário do caso inglês em que o Chefe de Governo era escolhido pelo Parlamento.
O Imperador poderia dissolver a Câmara de Deputados e convocar novas eleições, caso esta não apoiasse o gabinete de preferência do Chefe de Estado (o Parlamentarismo inglês não previa esses poderes para a Monarquia inglesa); de outro modo, o candidato poderá explicar que, sobretudo, o que distinguiu a experiência brasileira do Parlamentarismo inglês foram as atribuições conferidas ao Imperador brasileiro por meio do Poder Moderador.
No modelo parlamentarista inglês, o chefe de governo era escolhido pelo parlamento, enquanto que no Brasil o próprio imperador que indicava essa função semelhante (Presidente do Conselho de Ministros).
Modelo parlamentarista brasileiro
No período do Segundo Reinado, Dom Pedro II instituiu um sistema parlamentarista no Brasil inspirado no modelo inglês. Entretanto, enquanto no modelo inglês o chefe de Estado (rei) tinha apenas uma função mais decorativa e de respeito, no Brasil o imperador tinha total controle político e econômico do país.
O Imperador quem escolhi o Presidente do Conselho de Ministros, função esta que no modelo inglês era escolhido pelo parlamento. Além com a criação do Poder Moderador, o imperador tinha a permissão para interferir diretamente nas decisões do parlamento.
Aprenda mais sobre o segundo reinado aqui: https://brainly.com.br/tarefa/11244628
#SPJ2