"O Brasil registrou queda na taxa de analfabetismo, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta sexta-feira, 25 [novembro de 2016]. De acordo com o estudo, 8% dos brasileiros com 15 anos ou mais não sabiam ler ou escrever em 2015 – em 2014, a taxa era de 8,3%. A taxa vem diminuindo gradativamente ao longo dos últimos anos, registrando 8,3% em 2014, 8,5% em 2013 e 8,7% em 2012." (BRASIL..., 2016)
Além disso, o próprio Ministério da Educação inclui cerca de metade da população entre os analfabetos funcionais, isto é, sujeitos que não efetivaram suas competências leitoras e escritoras diante das necessidades de uma sociedade letrada.
Podemos definir letramento e alfabetização, respectivamente, como:
Escolha uma:
a. o domínio de habilidades básicas de leitura e escrita e o exercício de práticas sociais de leitura e de escrita.
b.
o exercício de práticas sociais de leitura e de escrita e o domínio de habilidades básicas de leitura e escrita.
c. a assimilação do sistema de escrita e a capacidade de formar palavras.
d. a capacidade de o sujeito realizar a leitura de um texto e a capacidade de responder a questões desse mesmo texto.
e. a apropriação de tipologias textuais.
Respostas
A leitura e o letramento compreendem a interpretação dos signos linguísticos e a sua prática no meio social.
Ao aprender a ler o indivíduo deve desenvolver um olhar referente ao texto, interpretando e compreendendo o sentido do mesmo. A leitura ou somente a decifração dos símbolos gráficos não desenvolve o senso critico do leitor.
Ler é muito mais do que somente conhecer as letras, pois ler significa abrir a mente com novas situações, novas vivencias e um novo olhar. Um olhar interpretativo.
"O Brasil registrou queda na taxa de analfabetismo, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta sexta-feira, 25 [novembro de 2016]. Além disso, o próprio Ministério da Educação inclui cerca de metade da população entre os analfabetos funcionais, isto é, sujeitos que não efetivaram suas competências leitoras e escritoras diante das necessidades de uma sociedade letrada.
Podemos definir letramento e alfabetização, respectivamente, como: vamos analisar as alternativas:
- a. o domínio de habilidades básicas de leitura e escrita e o exercício de práticas sociais de leitura e de escrita: falso. O letramento não é limitado a ideia de se dominar apenas as habilidades básicas de leitura, assim como a alfabetização não está diretamente relacionada às práticas sociais.
- b. o exercício de práticas sociais de leitura e de escrita e o domínio de habilidades básicas de leitura e escrita: correto. O letramento é amplo, e traz em si a ideia de um domínio e do exercício das habilidades que são demandadas pelas práticas sociais de leitura e escrita.
- c. a assimilação do sistema de escrita e a capacidade de formar palavras: falso. A alfabetização não pode ser definida apenas como a capacidade de formar palavras.
- d. a capacidade de o sujeito realizar a leitura de um texto e a capacidade de responder a questões desse mesmo texto: falso. Embora estas questões estejam relacionadas aos dois processos, não são definidoras dos conceitos.
- e. a apropriação de tipologias textuais: falso, já que só tenta definir um dos dois termos.
Assim, as diferenças entre letramento e alfabetização podem ser apontadas: resumo
- Alfabetização é o processo de aprendizado, tanto da leitura, quanto da escrita;
- Letramento é o processo de aprendizado do uso destes elementos que são aprendidos na alfabetização;
- Alfabetização é algo técnico;
- Letramento é técnico-social;
Diante dessa informação: "O Brasil registrou queda na taxa de analfabetismo, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta sexta-feira, 25 [novembro de 2016]. Você sabe que o próprio Ministério da Educação inclui cerca de metade da população entre os analfabetos funcionais, isto é, sujeitos que não efetivaram suas competências leitoras e escritoras diante das necessidades de uma sociedade letrada. Aprofunde, então, seus conhecimento sobre o tema:
A problemática educacional moderna
https://brainly.com.br/tarefa/18293068
Antonio Candido e a leitura
https://brainly.com.br/tarefa/19259805
A falta de escolas
https://brainly.com.br/tarefa/19440333
-
Matéria: Pedagogia
Nível: Ensino superior