• Matéria: Sociologia
  • Autor: Saholiver22
  • Perguntado 8 anos atrás

1-) Qual teoria/método de análise da sociedade criado por Karl Marx? 

2-) De acordo com que Marx e Engels defendiam no manifesto Comunista de 1848, o que move a história da humanidade? por que?

3-) Quais as principais críticas que Karl Marx faz ao sistema capitalista?

Respostas

respondido por: bya1182
4
01) Para Karl Marx, a sociedade sendo heterogênea, é constituída por classes sociais que se mantêm por meio de ideologias dos que possuem o controle dos meios de produção, ou seja, as elites. Numa sociedade capitalista, o acúmulo de bens materiais é valorizado, enquanto que o bem-estar coletivo é secundário.
Numa sociedade dividida em classes, o trabalhador troca sua força de trabalho pelo salário, que é suficiente apenas para ele e sua família se manterem vivos, enquanto que o capitalista acumula capital (lucro), que é o símbolo maior de poder, de prestígio e status social.
A exploração do trabalhador se dá pela mais-valia, a produção é superior ao que recebe de salário, sendo o excedente da produção o lucro do capitalista, que é o proprietário dos meios de produção. Assim se concretiza a ideologia do capitalista: a dominação e a exploração do operário/trabalhador para obtenção do lucro.
Para Marx, falta ao trabalhador a consciência de classe para superar a ideologia dominante do capitalista e assim finalmente realizar a revolução, para se chegar ao socialismo.

02) ao avaliar os mais diferenciados contextos históricos, Marx e Engels chegaram à conclusão de que a história das sociedades humanas se dá por meio da luta de classes. Nessa perspectiva, o marxismo aponta que a oposição que se desenvolvia entre nobres e camponeses na Idade Média seria uma variante da mesma relação de conflito que, no mundo contemporâneo, ocorre entre a burguesia e o proletariado.
Pensando estrategicamente as contradições do capitalismo, Marx e Engels defendiam que a superação definitiva de tal sistema seria alcançada por uma sociedade sem classes. Contudo, para que isso fosse possível, os trabalhadores deveriam conduzir um processo revolucionário incumbido da missão de colocar a si mesmos frente ao Estado, com a instalação de uma ditadura do proletariado.

03) a alienação do indivíduo - isso quer dizer que o sistema social/econômico/político funciona de modo a fazer o indivíduo não prestar atenção nos problemas que o capitalismo causa;

criticava também as grandes desigualdades sociais causadas pelo capitalismo;

reificação (das relações sociais) - reificação significa "coisificação", quer dizer, tudo é possível ser transformado em coisa e é possível vender, inclusive as relações sociais, ou seja, o capitalismo faz tudo mercadoria, e vende tudo...para obter lucro;

Espero ter ajudado!!
Perguntas similares