• Matéria: Física
  • Autor: fabianaaugustaosopvq
  • Perguntado 8 anos atrás

exemplo de aplicaçao da lei de charles

Respostas

respondido por: rayllecn
2

A Lei de Charles é aplicada para transformações gasosas onde a pressão é mantida constante. Portanto, a relação entre volume e temperatura é estabelecida por esta lei, já que há um certo padrão na expansão de gases quando submetidos a um aumento de temperatura.

O primeiro resultado importante desses estudos foi a descoberta que o coeficiente de expansão é aproximadamente o mesmo para diversos gases sob um mesmo intervalo de temperatura. A relação entre a variação do volume e a variação de temperatura nos permite que, conhecendo o estado inicial de um gás possamos prever o estado final após transformações isobáricas. Essa relação pode ser equacionada utilizando o coeficiente de expansão da seguinte forma:  

ΔV = c * Vo * ΔT

Sendo Vo o volume inicial do gás, ΔV a variação de volume, ΔT a variação temperatura e c é coeficiente de expansão dado por 1273,15 oC.

Embora a expressão acima seja uma forma útil de prever o comportamento de gases, a grande contribuição dessa descoberta foi a observação de que reduzindo a temperatura de um gás até um determinado ponto tornará seu volume nulo. Essa ideia foi utilizada para estabelecer uma escala de temperatura absoluta amplamente usada hoje em dia em aplicações científicas, a escala Kelvin.

A lei de Charles também pode ser aplicada juntamente com a lei de Boyle e a lei de Gay-Lussac, formando a Lei Geral dos Gases. Que é utilizada para explicar a mecânica de processos que são afetados pela pressão, temperatura e volume, como por exemplo: os equipamentos de ar condicionado, os sistemas de refrigeração e a formação de nuvens.

Espero ter ajudado!

Veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/20307019

Perguntas similares