1) Julgue as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta sobre a fase complementar no processo legislativo das leis ordinárias e complementares: Alternativas: a) A promulgação é o atestado da existência válida da lei. b) A publicação, se necessário, pode ser anterior à promulgação. c) A lei sempre estará vigente no ato da publicação da norma. d) A lei publicada e vigente só será revogada de forma expressa. e) A lei sempre é revogada quando está vigente. 2) O tema sobre a discussão a respeito da vigência de uma norma, em um determinado espaço e em um determinado período de tempo, é pertinente à discussão: Alternativas: a) Da validade ética. b) Da validade justa. c) Da validade formal. d) Da validade fática. e) Da validade informal. 3) Uma das principais discussões realizadas pela teoria geral do direito diz respeito à validade da norma. É correto afirmar que a validade da norma se relaciona com os aspectos: Alternativas: a) Vigência, fundamento legal e ineficácia. b) Vigência, fundamento axiológico e eficácia. c) Revogação, fundamento legal e eficácia. d) Revogação, fundamento axiológico e eficácia. e) Ineficácia e invalidade. 4) No campo do direito do trabalho, sem dúvida, a norma mais importante é a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, que consiste na reunião de leis esparsas vigentes sobre as relações entre empregado e empregador, e é exemplo de norma: Alternativas: a) Local, quanto ao poder de autonomia legislativa. b) Estadual, quanto ao poder de autonomia legislativa. c) Consolidada, quanto à sua sistematização. d) Adjetiva, quanto à natureza de suas disposições. e) Subjetiva, quanto ao poder de interpretação. 5) Você aprendeu que a Emenda à Constituição é uma forma de emendar e alterar o texto constitucional, mas que esta possibilidade sofre diversas limitações. A respeito destas limitações, assinale a alternativa correta: Alternativas: a) A forma de sanção e veto da emenda é o mesmo das leis ordinárias. b) Existe expressamente iniciativa popular para apresentação de emenda. c) Durante o estado de sítio e defesa a Constituição poderá ser emendada. d) A emenda não pode abolir o direito à vida e à igualdade. e) Não é possível emendar a Constituição.
Respostas
Olá,
1) obre a fase complementar dos processos legislativos, tanto para leis regulares como para as de caráter complementar, podemos concluir que a própria lei fala sobre o período em que entrará em vigor, mas como regra geral, tem-se que a lei entra em vigor no ato de sua publicação.
Alternativa C.
2) O tema que aborda e discute em relação à vigência de uma lei, isto é, por quanto tempo a mesma será válida, faz parte do campo de estudo da validade formal.
Alternativa C.
3) A Teoria Geral do Direito determina que as normas um instrumento cujo caráter possui Validade, Vigência e Eficácia, sendo que a Validade também é compreendida como Fundamento Axiológico.
Portanto, é correta a Alternativa B.
4) Em relação ao Direito do Trabalho, o instrumento jurídico mais importante é a Consolidação das Leis do Trabalho, uma modalidade de leis que estão reunidas sob o tipo de norma consolidada em relação à sua sistematização
Alternativa C.
5) A Emenda à Constituição é a forma legal na qual é possível realizar alterações na Constituição Federal, sendo que isso ocorre somente após votação na Câmara dos Deputados e Senado, respectivamente.
Entretanto, nenhuma Emenda Constitucional poderá suprimir o direito à vida ou à igualdade, pois essas são cláusulas pétreas da Constituição, permanecendo inalteradas.
Alternativa D.
Espero ter ajudado!