Planejando a Próxima Década (BRASIL, 2014b, p. 26-27), entre as principais estratégias registradas no PNE para o cumprimento da Meta 5, destacam-se:
Alternativas:
a)
Instituir instrumentos de avaliação nacional periódicos e específicos para aferir a alfabetização das crianças, aplicados a cada ano, bem como estimular os sistemas de ensino e as escolas a criar os respectivos instrumentos de avaliação e monitoramento, implementando medidas pedagógicas para alfabetizar todos os alunos e alunas até o fim do terceiro ano do ensino fundamental.
b)
A garantia de o acesso dos estratos mais pobres da população à educação infantil, por meio de “programas complementares de orientação e apoio às famílias, por meio da articulação das áreas da educação, saúde e assistência social, com foco no desenvolvimento integral das crianças de até 3 (três) anos de idade.
c)
Institucionalizar e manter, em regime de colaboração, programa nacional de ampliação e reestruturação das escolas públicas, por meio da instalação de quadras poliesportivas, laboratórios, inclusive de informática, espaços para atividades culturais, bibliotecas, auditórios, cozinhas, refeitórios, banheiros e outros equipamentos, bem como da produção de material didático e da formação de recursos humanos para a educação em tempo integral.
d)
Instituir, em regime de colaboração, programa de construção de escolas com padrão arquitetônico e de mobiliário adequado para atendimento em tempo integral, prioritariamente em comunidades pobres ou com crianças em situação de vulnerabilidade social.
e)
Promover, com o apoio da União, a oferta de educação básica pública em tempo integral, por meio de atividades de acompanhamento pedagógico e multidisciplinares, inclusive culturais e esportivas, de forma que o tempo de permanência dos alunos na escola, ou sob sua responsabilidade, passe a ser igual ou superior a sete horas diárias
durante todo o ano letivo, com a ampliação progressiva da jornada de professores em uma única escola.
2)
Do que trata a Meta 19 do Plano Nacional de Educação?
Alternativas:
a)
A implementação de uma gestão democrática na Educação.
b)
A ampliação dos investimentos na área de Educação.
c)
Garantia do direito à Educação Básica com qualidade.
d)
Superação das desigualdades e a Valorização da Diversidade.
e)
Valorização dos profissionais da Educação.
3)
A meta 13 do PNE estabelece que é preciso “elevar a qualidade da educação superior e ampliar a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior para”:
Alternativas:
a)
75% (setenta e cinco por cento), sendo, do total, no mínimo, 35% (trinta e cinco por cento) doutores.
b)
60% (sessenta por cento), sendo, do total, no mínimo, 40% (quarenta por cento) mestres e doutores.
c)
75% (setenta e cinco por cento), sendo, do total, no mínimo, 35% (trinta e cinco por cento) especialistas.
d)
75% (setenta e cinco por cento), sendo, do total, no mínimo, 35% (trinta e cinco por cento) mestres e doutores.
e)
75% (setenta e cinco por cento), sendo, do total, no mínimo, 35% (trinta e cinco por cento) mestres.
4)
Sobre a PNLD, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
O Programa tem por objetivo prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos e acervos de obras literárias, obras complementares e dicionários.
b)
A escolha dos livros é determinada pelo FNDE e pelo MEC, ou seja, as escolas não têm poder de decisão para a escolha das obras
c)
Em virtude da abrangência territorial do país e do grande número de pessoas envolvidas nessas ações, os cursos são oferecidos na modalidade a distância, como forma de potencializar os esforços de formação continuada dos diversos atores envolvidos na execução de programas do FNDE.
d)
O Ministério da Educação executa atualmente dois programas associados ao PNLD: o Caminho da Escola e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate), que visam atender alunos moradores da zona rural.
e)
O PNLD é executado em trienais anuais. Assim, a cada ano o FNDE adquire e distribui os livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino, mas não reutiliza os livros para outras etapas.
Respostas
Olá!
O Plano Nacional de Educação - PNE são diretrizes que regulamentam os artigos constituicionais que preveem o direito à educação gratuita e com qualidade é um direito de todos.
Vamos às questões:
01. O Plano Nacional de Educação – PNE prevê como meta 5: alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3o (terceiro) ano do ensino fundamental.
Para o alcance dessa meta, foram previstas 7 estratégias. A estratégia nr. 02 tem como atividade: "instituir instrumentos de avaliação nacional periódicos e específicos para aferir a alfabetização das crianças, aplicados a cada ano, bem como estimular os sistemas de ensino e as escolas a criarem os respectivos instrumentos de avaliação e monitoramento, implementando medidas pedagógicas para alfabetizar todos os alunos e alunas até o final do terceiro ano do ensino fundamental." (conforme descrito na legislação).
O texto acima está de acordo com a alternativa a.
02. Reza a Meta19 do PNE: "assegurar condições, no prazo de 2 (dois) anos, para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União para tanto." (conforme descrito na legislação).
Alternativa a.
03. O PNE tem como Meta 13: "elevar a qualidade da educação superior e ampliar a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior para 75% (setenta e cinco por cento), sendo, do total, no mínimo, 35% (trinta e cinco por cento) doutores." (conforme descrito no Plano Nacional de Educação).
Alternativa a.
04. "O Programa Nacional de Livro e Material Didático (PNLD) é destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital e também às instituições de educação infantil comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público;"
"Os materiais distribuídos pelo MEC às escolas públicas de educação básica do país são escolhidos pelas escolas, desde que inscritos no PNLD e aprovados em avaliações pedagógicas coordenadas pelo Ministério da Educação e que conta com a participação de Comissões Técnica específica, integrada por especialistas das diferentes áreas do conhecimento correlatas, cuja vigência corresponderá ao ciclo a que se referir o processo de avaliação." (matéria de Lei)
"Os livros chegam às escolas entre outubro do ano anterior ao atendimento e o início do ano letivo. Nas zonas rurais, as obras são entregues nas sedes das prefeituras ou das secretarias municipais de educação, que devem efetivar a entrega dos livros." (Conforme descrito nas orientações do MEC.)
Alternativa a.
Resposta:
a)
Instituir instrumentos de avaliação nacional periódicos e específicos para aferir a alfabetização das crianças, aplicados a cada ano, bem como estimular os sistemas de ensino e as escolas a criar os respectivos instrumentos de avaliação e monitoramento, implementando medidas pedagógicas para alfabetizar todos os alunos e alunas até o fim do terceiro ano do ensino fundamental.