• Matéria: Direito
  • Autor: MarlonRiickson5760
  • Perguntado 8 anos atrás

para a configuração do crime de corrupção passiva é necessário que a vantagem indevida seja de natureza econômica?? gostaria de saber, por favor.

Respostas

respondido por: filippemartins
0
Olá!

Segundo o artigo 317 do Código Penal Brasileiro:

Art. 317 
- Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem:

§ 2º - Se o funcionário pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo a pedido ou influência de outrem



A corrupção passiva, previsto no artigo 317 do código penal brasileiro é a iniciativa que a lei incrimina que se caracteriza em solicitar ou receber vantagem indevida em razão da função, ou aceitar promessa de vantagem, entretanto a ação deve ter relação com o exercício da função pública que o agente exerce ou que virá exercer, pelo fato que é próprio da corrupção que a vantagem seja solicitada, recebida ou aceita em troca de um ato de ofício.




portanto para caracterização desse crime não é necessário que o objetivo seja econômico, podendo ser vantagens diretas e indiretas de qualquer tipo desde que relacionado ao ato de ofício


Espero ter ajudado, bons estudo!

respondido por: LouiseSG
0

A resposta é não!

O crime de Corrupção Passiva faz parte dos crimes contra a administração pública, e dessa forma, são praticados por funcionário público.

De acordo com o artigo 317 do Código Penal Brasileiro, esse crime se configura quando o agente público solicitar ou receber vantagem indevida para si ou para outrem em razão da sua atividade como funcionário público.

Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem.

A pena prevista para este crime é a de reclusão, que pode ser de 1 a 8 anos, além da multa.

Conforme vimos, não é necessário que a vantagem indevida seja de natureza econômica para que o crime de corrução passiva se configure.

Aprenda mais com esta outra questão sobre Corrupção:

https://brainly.com.br/tarefa/18543340

Anexos:
Perguntas similares