No preparo de pães e bolos, é comum o emprego de fermentos químicos, que agem liberando gás carbônico, responsável pelo crescimento da massa. Um dos principais compostos desses fermentos é o bicarbonato de sódio, que se decompõe sob a ação do calor, de acordo com a seguinte equação química:
2 NaHCO3 (s) Na2CO3 (s) + H2O (g) + CO2 (g)
Considere o preparo de dois bolos com as mesmas quantidades de ingredientes e sob as mesmas condições, diferindo apenas na temperatura do forno: um foi cozido a 160°C e o outro a 220°C. Em ambos, todo o fermento foi consumido.
O gráfico que relaciona a massa de CO2 formada em função do tempo de cozimento, em cada uma dessas temperaturas de preparo, está apresentado em:
Anexos:
Respostas
respondido por:
20
Como foi utilizada a mesma quantidade de fermento em ambos os casos, a mesma quantidade de CO₂ será formada. A uma maior temperatura (220ºC), o fermento será consumido mais rápido. O gráfico da letra d representa esta situação.
respondido por:
24
Gráfico da alternativa (D).
Considerando que nos dois preparos dos bolos foram utilizadas as mesmas quantidades de ingredientes e que em ambos os experimentos todo o fermento foi consumido, podemos concluir que, ao final da reação, as massas de CO2 formadas são iguais.
No entanto, apesar de serem formadas quantidades iguais de CO2, a temperatura exerce um efeito sobre a velocidade de formação desse composto, que segue a seguinte relação:
- quanto maior a temperatura, maior o conteúdo energético dos reagentes e, consequentemente, maior a velocidade da reação.
Dessa forma, a velocidade da reação é maior a 220 ºC do que a 160 ºC. Isso significa que uma mesma quantidade de CO2 é formada em um intervalo de tempo menor quando o forno encontra-se a 220 ºC do que a 160 ºC. Situação essa representada no gráfico D.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás