Preciso de um resumo sobre a independência do Brasil. Que seja pequeno mas que possua todos os itens necessários para fazer um cartaz de qualidade , kkk
Estou oferecendo 20 pts para quem responder :3
Respostas
Um dos motivos pela a exerção da independência foram devido à;
*Vontade de grande parte da elite política brasileira em conquistar a autonomia política;
*Desgaste do sistema de controle econômico, com restrições e altos impostos, exercido pela Coroa Portuguesa no Brasil;
*Tentativa da Coroa Portuguesa em recolonizar o Brasil.
Acontecimentos interessantes antes da independência do Brasil;
Dia do Fico
Em 9 de janeiro de 1822, Dom. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de Dom. Pedro I impedia este ideal. Porém, Dom. Pedro I respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."
Logo após o tal "Dia do Fico", durante o processo de iniciação à independência, Dom. Pedro I tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. Dom. Pedro I convocou uma Assembleia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o "cumpra-se", ou seja, sem a sua aprovação. Por fim, tudo isto teve como objetivo principal, preparar o país para o processo de independência.
O processo de independência ocorreu quando, Dom. Pedro I viajou de Santos para São Paulo, recebeu uma carta da Coroa Portuguesa que exigia seu retorno imediato para Portugal e anulava a Constituinte. Diante desta situação, Dom. Pedro I deu seu famoso grito, as margens do riacho Ipiranga: “Independência ou Morte!”
Por fim, Dom. Pedro I foi coroado imperador do Brasil em dezembro de 1822; (Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México)
Portugal reconheceu a independência, exigindo uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas (Sem este dinheiro, Dom. Pedro I recorreu a um empréstimo da Inglaterra.);
Em algumas regiões do Brasil, principalmente no Nordeste, ocorreram revoltas, comandadas por portugueses, contrárias à independência do Brasil. E estas manifestações foram duramente reprimidas pelas tropas imperiais.
(Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou).