A seguir informações sobre o atendimento de uma criança de sete anos: “após o falecimento de sua mãe, da prisão de seu pai e de um período de acolhimento por parentes de linhagem materna, foi transferida para uma instituição de abrigo infantil. Nesta instituição o atendimento psicoterápico à paciente foi iniciado e durante o período de psicoterapia esta deixou o abrigo, viveu por certo tempo novamente com a família acolhedora e depois retornou ao convívio com o pai biológico, numa família reconstruída. Como a criança morou em locais diferentes durante o processo de ludoterapia, para que este fosse mantido, foi necessário que a terapeuta encontrasse locais alternativos para o atendimento, o que significou algumas mudanças necessárias no setting terapêutico. Este foi deslocado três vezes, e reconstruído inclusive em locais pouco usuais de atendimento psicoterápico. A fase inicial da psicoterapia [...] o enfoque do trabalho recaiu sobre o fortalecimento do vínculo entre paciente e terapeuta e sobre o contato da criança consigo mesma, para que pudesse reconhecer-se e elaborar situações traumáticas. “? me ajudeeem por favor!
Respostas
Considerando este cenário, podemos dizer que a mudança de setting:
I. O processo psicoterapêutico só pôde ser mantido por causa da disponibilidade da terapeuta de deslocar o setting.
II. Toda e qualquer mudança de setting perturba a relação terapêutica e leva a psicoterapia ao fracasso.
III. A ideia de um setting originalmente psíquico, sustentado pelo sólido vínculo entre terapeuta e criança, possibilitou que o setting físico sofresse mudanças sem comprometer o desenvolvimento do trabalho psicoterápico.
IV. Apesar da disponibilidade da terapeuta de manter o setting, isso não ocorreu porque o setting é estativo, restringe-se ao espaço físico.
Assinale a alternativa correta.
c. Apenas I e III estão corretas.
Resposta:
Apenas I e III estão corretas.
Explicação:
AVA