Leia a citação a seguir:
“A Linguística é uma ciência porque ela, ao contrário da gramática, não se pretende normativa (não tem por finalidade prescrever como se deve dizer), mas se quer descritiva e explicativa (tem por objetivo dizer o que a língua é e por que é assim). Assim como um químico não diz que uma reação é certa ou errada, um biólogo não declara que determinada espécie não deveria existir ou que ela é feia, [...] um linguista não condena certas maneiras de falar, não as declaram inexistentes, não prescreve como se deve falar, mas procura descrever e explicar as construções, as formas” (FIORIN, José Luiz. A linguagem humana: do mito à ciência. In:_____ et al (Orgs.). Linguística? Que é isso? São Paulo: Contexto, 2013, p. 13 – 43.
A leitura do trecho citado auxilia na compreensão da atribuição da Linguística. Assim sendo, no que se refere a ela e ao seu objeto de estudo, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
A Linguística é uma ciência que deu continuidade aos estudos antigos que buscavam melhorar a interpretação das regras gramaticais de textos sagrados, como os vedas indianos.
O linguista, seguindo o exemplo do químico e do biólogo, desconsidera o falante que, pelo pouco acesso a um ensino formal da língua, não escreve e fala de acordo com a norma padrão culta.
Ao afirmar que um linguista não condena certas maneiras de falar, qualquer falante, independente de enunciar "eles vai trabaiá de bicicreta" ou "eles vão trabalhar de bicicleta", será analisado sem preconceito.
O papel da Linguística não descreve e nem considera falantes que produzem frases como: "Eles vai trabaiá de bicicreta", pois seu papel é somente estudar falantes com curso superior.
O verdadeiro objeto de estudo da Linguística é a língua e o seu foco está centralizado somente nas pinturas rupestres do Parque Nacional da Serra da Capivara no sertão do Piauí.
Respostas
respondido por:
0
Olá!
A resposta correta para essa questão é a terceira alternativa, ou seja, a alternativa C.
A Linguística é uma ciência que tem por objeto de estudo a língua como sistema, abrangendo tanto fala quanto escrita. Um dos principais objetivos dessa ciência é analisar a língua em uso, ou seja, a falada pelos falantes, independente de seu grau de escolaridade e da variante linguística que ele utiliza.
Dessa forma, a Linguística não "condena" nenhum tipo de falar, porque isso seria preconceito linguístico, descrevendo, assim, o linguista os fenômenos que ele observa e não ditando regras de como esses fenômenos linguísticos deveriam acontecer.
Espero ter ajudado e bons estudos =)
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás