Considere a afirmação:
“A globalização tanto divide como une; divide enquanto une” (BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999, p. 5).
Com base nas características do processo de globalização das últimas décadas, classifique as afirmações abaixo como V (verdadeira) ou F (falsa).
( ) A frase está deslocada do seu contexto. Globalização não divide, mas une, sempre.
( ) Divisão e unificação são duas faces da mesma moeda. Ao mesmo tempo em que as distâncias diminuem pelo aumento das trocas e da comunicação, a distância social e econômica entre os países não diminui, ou até aumenta.
( ) A globalização pode representar mais união entre os países, favorecendo a consolidação de blocos regionais, ou um aumento das disputas entre os países.
( ) A frase vale para as relações entre os países, que podem ser estreitadas ou não, e para o interior dos países, uma vez que a globalização não unifica os diferentes interesses existentes dentro de cada país.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V-V-F-V.
F-V-V-V.
F-V-V-F.
V-V-V-V.
V-F-V-V.
Respostas
A única armação falsa é a primeira. A frase não está deslocada do contexto, é coerente com o que o autor pensa. Globalização pode unir ou separar, ou melhor, une e separa ao mesmo tempo. Não é integradora, mas estimuladora da concorrência, da sobrevivência dos mais fortes. E, nesse sentido, aumenta a diferença entre os países e dentro deles.
F - V - V - V.
A segunda alternativa está correta.
A globalização teve e continua tendo uma grande importância no mundo moderno, apesar de seus contrapontos.
A partir do desenvolvimento dos veículos de comunicação e da ascensão econômica mundial, bem como o crescimento do capitalismo.
A globalização é a fase atual mais avançada na evolução da sociedade, onde as barreiras que existiam anteriormente para comunicação foram disseminadas e a sociologia busca explicar como este fato ocorreu e como nós nos relacionamos com o avanço desses instrumentos sociais.