• Matéria: História
  • Autor: yasminmaggi
  • Perguntado 8 anos atrás

Sobre a noção de cidadania em Esparta, assinale a alternativa correta:

a.
Aos espartanos reservava-se apenas a obrigação de cultivar a terra e de distribuir os rendimentos com todos, inclusive com hilotas.

b.
Os espartanos realizavam qualquer tipo de trabalho, sendo, portanto, excluídos de exercer tarefas de cunho administrativo.

c.
Os hilotas possuíam os mesmos direitos que eram atribuídos aos espartanos, estando, portanto, isentos da obrigação de cultivar a terra.

d.
Tanto espartanos quanto hilotas estavam sujeitos à realização de trabalhos administrativos, sendo ambos os grupos impedidos de desenvolver atividades braçais.

e.
Ao espartano cabia o desenvolvimento de atividades administrativas e guerrear para a obtenção de novos territórios.

Respostas

respondido por: biamorais
7
Bom dia.

  A sociedade espartana era uma sociedade altamente militarizada, e o prestígio social, assim como a cidadania das pessoas era ligado a esse fator.

  Haviam os esparciatas, que eram os descendentes diretos dos dórios, povo que deu origem à sociedade espartana após ter invadido a Península do Peloponeso. Dedicavam-se integralmente ao militarismo, às atividades militares, e treinavam seus filhos para seguir o mesmo caminho. Apenas eles tinham participação política e cidadania.

Os hilotas eram servos, que trabalhavam na terra e tinham que pagar tributos ao Estado, sendo mantidos em um regime de terror. Provavelmente, eram de um povo que foi derrotado pelos espartanos.

  Por fim, também haviam os periecos, homens livres que trabalhavam na agricultura, comércio e artesanato. Não tinham participação política, contudo tinham direitos como o de possuir propriedade.

  Levando em conta o que foi dito, a alternativa correta é a Letra E.

  
Espero ter ajudado^^
Perguntas similares