Respostas
Existem sete estruturas presentes tanto em células vegetais quanto animais. Abaixo segue relação.
Membrana Plasmática: é uma película protetora localizada em uma célula vegetal do lado de sua parede celular e em uma célula animal no seu exterior. Possui como atribuições principais, proteger as organelas, dar formato à célula e levar nutrientes da parte interna da célula até a externa, assim como o contrário.
Núcleo: uma organela de formato esférico, onde os cromossomos (armazena o material genético) se localizam.
Responsável também pelo início da síntese de proteínas.
Citoplasma: um fluído de característica gelatinosa, quase transparente. Localizado entre a membrana celular e o núcleo da célula. Por meio dele acontecem diversas reações bioquímicas de extrema importância para desenvolver a célula.
Ribossomos: pode ser classificado como “ribossomo livre” (espalhados no citoplasma) ou “ligado” (preso no retículo endoplasmático). Possui função essencial na síntese de proteínas.
Retículo Endoplasmático: é formado de cisternas (túbulos membranosos) que se ligam do núcleo ao citoplasma. Também possuem duas classificações, "liso” (sem ribossomos) e “rugoso” (com ribossomos).
Complexo Golgiense: sua função principal é eliminar substâncias produzidas por meio da síntese celular utilizando o processo de secreção.
Peroxissomos: estão presentes no citoplasma. Formam vesículas arredondadas que possuem relação com o armazenamento de enzimas catalisadoras do peróxido de hidrogênio (H2O2), substância tóxica que precisa ser degradada. Em órgãos como fígado e rins o número de peroxissomos é maior, colaborando na desintoxicação do organismo.