Os professores são auxiliares importantes tanto na observação e relatos sobre o comportamento das crianças com problemas de saúde mental em sala de aula, quanto no auxílio ao desenvolvimento escolar das crianças como um todo neste contexto (FAVA; BARROS, 2016). Com base na atuação dos professores em sala de aula, assinale a alternativa que exemplifica adequadamente como deve se dar o trabalho dos professores com crianças diagnosticadas com psicopatologias.
a.
Os professores devem observar as crianças com problemas de saúde mental e elaborar relatórios diários concomitantemente com a emissão do comportamento, mesmo que haja prejuízo de suas ações com as demais crianças.
b.
Os professores devem se atentar ao desenvolvimento de todas as crianças, porém, em sala de aula, devem-se ater principalmente às crianças com psicopatologias; as demais crianças são estimuladas em casa com seus familiares.
c.
Os professores devem acolher a criança com psicopatologia e mantê-la em sala de aula, seu objetivo pauta-se em observá-la e elaborar relatórios comportamentais, não se faz necessário implementar ações voltadas ao aprendizado. O foco no desenvolvimento é social.
d.
Os professores devem manter o diálogo aberto com o aluno com psicopatologia, elogiar suas habilidades e potencialidades, estabelecer vínculo seguro, promover bom clima de sala de aula e acolher os sentimentos dessas crianças.
e.
Os professores devem elaborar atividades diferenciadas para as crianças com problemas de saúde mental, atividades estas pertencentes a um conteúdo diferente das demais crianças da classe. Os professores são autorizados a seguir um currículo diferenciado para estas crianças.
Respostas
RESPOSTA CORRETA: d. Os professores devem manter o diálogo aberto com o aluno com psicopatologia, elogiar suas habilidades e potencialidades, estabelecer vínculo seguro, promover bom clima de sala de aula e acolher os sentimentos dessas crianças. (CORRIGIDO PELO AVA)
Os professores devem estar em constante diálogo com crianças diagnosticadas com psicopatologia, construir vínculos seguros e proporcionar um ambiente reflexivo, acolhedor entre as crianças. Alternativa D.
Psicopatologia no ambiente escolar
Uma das características de uma criança com psicopatia infantil é o egoísmo. A criança ao longo de sua trajetória permanece inflexível sendo, em muitos casos, líderes que intimidam os colegas da escola.
Essa criança deve ser acompanhada por profissionais da área da saúde e o diálogo constante entre família e escola é um fator fundamental para que se proporcione relações interpessoais entre todos os estudantes.
O professor, munido de informações de profissionais que acompanham a criança, deve proporcionar um ambiente saudável para que os alunos diagnosticados seja integrados.
Sobre psicopatia: https://brainly.com.br/tarefa/34521332
#SPJ2