1)Segundo a Associação Americana de Deficiência Mental (AAMR), pode-se considerar que uma pessoa tem deficiência intelectual quando ela tem um funcionamento intelectual significativamente inferior à média, acompanhado de limitações significativas no funcionamento adaptativo em pelo menos duas das seguintes áreas de habilidade: comunicação, autocuidado, vida doméstica, habilidades sociais, relacionamento interpessoal, uso de recursos comunitários, autossuficiência, habilidades acadêmicas, trabalho, lazer, saúde, segurança. Em se tratando de deficiência intelectual, existe um conceito bastante utilizado que é o da compensação social. De acordo com este conceito, analise as asserções que se seguem:I – O conceito de compensação social contribui para a defesa de que a deficiência intelectual não deve ser classificada por níveis, pois considera a capacidade do ser humano de evoluir, ou não, a partir do contexto e das relações sociais estabelecidas.PORQUEII – Deve-se considerar a pessoa de acordo com as relações estabelecidas socialmente, por exemplo, seu convívio familiar, os estímulos recebidos, enfim, todos aqueles aspectos que possam agravar a deficiência orgânica já existente.A respeito dessas asserções, assinale a alternativa completa.Alternativas:a)As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.b)As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.c)A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.d)A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.e)Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
Respostas
Olá, amigo(a)!
No exercício acima, as duas proposições são verdadeiras, e inclusive a segunda proposição é uma justificativa da primeira proposição, portanto, a resposta seria a letra A. Vamos entender o porquê:
As deficiências mentais, de acordo com Vygotsky, não podem ser medidas por níveis. Não há como medirmos as múltiplas capacidades dos homens, uma vez que a mente humana possui diversas características que diferem de uma pessoa para outra.
O que podemos fazer é considerar como são as relações sociais que as pessoas estabelecem com quem as cerca e com o mundo para assim, podermos verificar de que forma ocorre a compensação social.
A segunda alternativa justifica a primeira pois a pessoa estará cercada por familiares, amigos, profissionais ou pelo meio em que vive e todos os estímulos influenciarão na manifestação da sua deficiência mental.
Espero que tenha ajudado!
Boa sorte!