(Unesp) O cipó-chumbo é um vegetal que não possui raízes, nem folhas, nem clorofila. Apresenta estruturas especiais que penetram na planta hospedeira para retirar as substâncias que necessita para viver. Por sua forma de vida, o cipó-chumbo é considerado um holoparasita. Uma outra planta, a erva-de-passarinho, é considerada um hemiparasita e, embora retire das plantas hospedeiras água e sais minerais, possui folhas e clorofila. considerando essas informações, responda:
a. Pelo fato do cipó-chumbo ser holoparasita, que tipo de nutriente ele retira da planta hospedeira para sua sobrevivência? Justifique sua resposta.
b. Quais estruturas das plantas hospedeiras são “invadidas” pelo cipó-chumbo e pela erva-de-passarinho, respectivamente? Justifique sua resposta.
Respostas
b) As estruturas invadidas serão, respectivamente, o floema ou líber e o xilema ou lenho. Estes vegetais apresentam raízes denominadas haustórios ou sugadoras, que retiram das plantas hospedeiras os nutrientes necessários à sua sobrevivência.
Sim, como o nosso colega falou, o Cipó-Chumbo é uma angiosperma que não realiza fotossíntese, é uma planta parasita, ela suga a SEIVA DA ARVORE, É DE ONDE ELA TIRA ENERGIA.
O Cipó-Chumbo invade o floema, e a erva-de-passarinho invade o xilema.
O Cipó-Chumbo, que também vive nas arvores e é considerado um parasita pois ele rouba nutrientes da planta parasitada, o Cipó-Chumbo não consegue produzir o próprio alimento como as outras plantas.
As angiospermas são as plantas mais abundantes no mundo, representando mais de dois terços das plantas, podem variar entre arvores e ervas, podem possuir frutos, mas a sua fecundação ocorre através das flores.
A sua reprodução ocorre sem necessidade de água, onde o grão de pólen é produzido nas anteras, esse pólen precisa ser depositado sobre o estigma do sistema reprodutor feminino.
Caso queira estudar mais:
brainly.com.br/tarefa/16408847