• Matéria: História
  • Autor: nuneslara
  • Perguntado 8 anos atrás

“Os Tupiniquim são, entre inúmeros povos indígenas, dos mais citados e paradoxalmente mais desconhecidos no Brasil. Tupiniquim é sinônimo de nacional na língua corrente (antropologia tupiniquim, cinema tupiniquim etc.), mas o emprego do termo pouco ajuda a desvendar a realidade de um povo específico que luta pela sua sobrevivência. Afinal, quem são os Tupiniquim?” (Fonte: POVOS INDIGENAS NO BRASIL. Tupiniquim. Disponível em: <>. Acesso em março de 2017.) O pequeno excerto traz uma reflexão interessante sobre as relações que estabelecemos com a cultura dos povos indígenas no Brasil. A partir dos seus conhecimentos e com suas palavras explique o significado do excerto e qual o lugar dos povos indígenas no ensino de história no Brasil.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
5

O significado do excerto é "denunciar" a relativa obscuridade dos povos tupiniquins no imaginário popular, que usa muito o termo tupiniquim mas raramente acerta em descrever corretamente os povos tupiniquins, que são bastante estereotipados e tem a sua cultura desconhecida, apesar do uso comum da expressão "tupiniquim".

O lugar dos povos indígenas no Brasil é de um dos povos fundadores da identidade brasileira, de modo que a história dos tupiniquins, em certo ponto, se confunde com a própria história do Brasil, sendo importante conhecê-los para que possamos nos conhecer melhor.

Perguntas similares