Leia a afirmação abaixo a respeito de um aspecto do pensamento de Hobbes: o homem natural de Hobbes não é um selvagem. É o mesmo homem que vive em sociedade. Melhor dizendo, a natureza do homem não muda conforme o tempo, ou a história, ou a vida social. Para Hobbes, como para a maioria dos autores de antes do século XVIII, não existe a história entendida como transformando os homens. Estes não mudam. (RIBEIRO, Renato Janine. Hobbes: o medo e a esperança. In: WEFFORT, Francisco C. (org.). Os clássicos da política, vol. 1. São Paulo: Ática, 2001, p. 54.) Comente , a partir do que foi estudado sobre Hobbes, a passagem destacada acima. Sua resposta deverá ter no máximo seis linhas
Respostas
respondido por:
3
A passagem esclarece algo que era visto pelos autores modernos como um fato: existe uma natureza humana, um modo de ser que é próprio de todos os homens e que determinam o modo como interagem com os demais, que existe fora do processo histórico, não sendo alterado por nada.
Esta perspectiva perdeu espaço nos dias atuais, pois a ideia de uma natureza humana inalterável é vista hoje como uma proposição metafísica com pouco valor científico, de modo que os sujeitos são diretamente influenciados pela suas realidades históricas e materiais, que os definem como sujeitos.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás