Respostas
Para a consolidação do movimento de rotação a Terra gasta 24 horas, desse modo, como possui forma esférica é representada por 360º. Na construção dos fusos considera-se os 360º da forma da Terra e divide-os pela quantidade de horas que contém 1 dia, ou seja, 24 horas. O resultado é 15º que corresponde a uma hora, isso quer dizer que cada mudança de meridiano aumenta ou diminui uma hora.
A existência dos fusos é oriunda da forma terrestre, como é redonda recebe luz solar de forma desigual, assim, determinado lugar que está iluminado vai aos poucos perdendo a intensidade, dando origem às tardes e noites, e os lugares que outrora estavam sem receber luz passam a ser iluminados novamente.
A sucessão dos dias é proveniente do movimento de rotação em que a Terra gira em torno de si mesma em seu próprio eixo, então num período uma parte do planeta recebe luz enquanto que a outra encontra na penumbra.
O ponto inicial dos fusos horários ocorre a partir do meridiano principal, denominado de Greenwich que divide a Terra em hemisfério oriental e ocidental.
A partir do Meridiano de Greenwich as áreas que se encontram a leste do mesmo aumentam uma hora a cada 15º, enquanto que nas áreas que estão a oeste do meridiano principal a cada 15º diminui uma hora.
A 180º do Meridiano de Greenwich encontra-se a Linha Internacional de Data que possui o mesmo horário do Meridiano inicial, porém com dois dias à sua frente.
Horário de Verão
O horário de verão é uma prática que consiste em adiantar uma hora do horário normal na estação do verão para diminuir o gasto com energia elétrica. Tal prática é adotada em regiões em que no verão os dias são maiores do que a noite. Tais regiões que apresentam esse fato no verão devem estar distantes da linha do equador, pois regiões próximas a ele apresentam os dias e as noites com igual duração.
Brasil
O Brasil possui quatro fusos horários atrasados em relação ao Meridiano de Greenwich. As Ilhas Oceânicas apresentam duas horas de atraso em relação ao meridiano;
Brasília, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Paraná e estados litorâneos apresentam três horas de atraso;
Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, Pará e parte do Amazonas apresentam quatro horas de atraso;
Acre e parte do Amazonas apresentam cinco horas de atraso.
Resposta:
Os fusos horários correspondem a bandas imaginárias estabelecidas na direção vertical da superfície terrestre, que conectam um pólo a outro por meio de um meridiano. Para consolidar o movimento rotacional, a Terra leva 24 horas, logo, por ser esférica, é representada por 360º. Na construção do mandril, considere os 360º da forma da terra e divida-o pelo número de horas contendo 1 dia (ou seja, 24 horas). O resultado é 15º, o que equivale a uma hora, ou seja, cada mudança de meridiano aumenta ou diminui em uma hora. A existência do fuso originou-se da forma da terra. Por ser circular, a luz solar recebida é desigual. Portanto, um determinado local iluminado vai perdendo gradativamente sua intensidade, resultando na tarde e na noite, assim como o local onde o fez não receba antes. Comece a acender novamente.Os dias consecutivos vêm da rotação da rotação da Terra em torno da rotação da Terra, então em um período de tempo, uma parte do planeta receberá luz, enquanto outra parte encontrará luz no escuro. O ponto de partida do fuso horário é a partir do meridiano principal chamado Greenwich, que divide a Terra nos hemisférios leste e oeste. Partindo do Meridiano de Greenwich, a área a leste do meridiano aumenta em uma hora a cada 15º, e a área a oeste do meridiano principal aumenta em uma hora a cada 15º. A linha de data internacional é 180º do Meridiano de Greenwich, que é a mesma hora do meridiano original, mas com dois dias de antecedência. horário de verãoO horário de verão é uma forma de antecipar em uma hora o horário normal de verão para reduzir as contas de luz. Essa prática é adotada em áreas onde há mais dias durante o verão do que durante a noite. As áreas onde isso acontece no verão devem estar longe do equador, pois as áreas próximas ao equador têm o mesmo dia e noite. Brasil O Brasil está quatro fusos horários atrás do horário de Greenwich. As Ilhas Oceânicas estão duas horas atrás do Meridiano; Brasília, Goiás, Minas Gerais, Tocandins, Paraná e países litorâneos estão três horas atrasados. Mato Grosso, Mato Grosso Sul, Rondônia, Roraima, Pará e partes dos estados do Amazonas estavam todos quatro horas atrasados; Acres e parte do rio Amazonas estão cinco horas atrasados.
Explicação: