• Matéria: Biologia
  • Autor: evellydamasceno23
  • Perguntado 8 anos atrás

Quanto ao assunto sexo e herança genética, analise as afirmativas:
I. Na herança ligada ao sexo à mulher pode ser homozigótica ou heterozigótica e o homem é caracterizado como hemizigótico.
II. A hemofilia é uma doença ligada ao cromossomo X, que pode ser controlada por meio de injeções com o fator que esta ausente no sangue.
III. Para nascerem filhas hemofílicas é necessário que um homem hemofílico se case com uma mulher, pouco comum para essa anomalia.
IV. Homens daltônicos são raros nas populações, para ocorrer à manifestação da anomalia é necessário
o alelo recessivo nos dois cromossomos e a sua frequência é baixa.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:
a) I, II, III.
b) I, III, IV.
c) I e IV.
d) I, II, III e IV.
e) Apenas I.

Respostas

respondido por: anahelton10
0
Olá!



A resposta correta para a questão apresentada é a LETRA A.



A herança ligada ao sexo ocorre quando genes que estão em partes não-homólogas do cromossomo X possuem uma herança que é totalmente relacionada com o sexo.



As mulheres nesta situação determinada podem ser tanto homozigotas como heterozigotas porque possuem dois cromossomos X que se pareiam de maneira completa.



Já os homens são homozigotos porque possuem apenas um cromossomo X que não apresentam alelos de genes que estão em regiões não homólogas dos cromossos.



A Hemofilia é uma doença ligada ao cromossomo X na qual o corpo não consegue controlar quando surgem sangramentos sendo que um dos mecanismos para o seu controle consiste na aplicação regular de injeções contendo os fatores de coagulação não presentes no corpo deste tipo específico de paciente.



O Daltonismo é determinado por um gene recessivo ligado ao cromossomo X sendo que para mulheres serem daltônicas precisam possuir homozigose sendo esta situação muito rara e por isso as mulheres geralmente são apenas portadoras deste gene.



Espero ter ajudado.



Atenciosamente,



Ana Camila
Perguntas similares