• Matéria: Português
  • Autor: agudelo9628
  • Perguntado 8 anos atrás

2 - [61526] O termo crase é originário do grego krasis, que quer dizer "fusão". Desse modo, o significado do termo crase, em português, diz respeito à junção de duas vogais idênticas (a letra "a") numa só. A crase, então, é a somatória do "a" que tem função de artigo com o "a" que tem função de preposição, gerando, assim, a grafia de somente um "a", acrescido do acento grave. Sabendo disso, para responder a esta questão, leia o período transcrito abaixo. Estava __________ na vida, vivia _____ custa dos amigos. Quanto à ocorrência ou não da crase, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do período acima. a) àtoa – as b) atoa – à c) a tôa – às d) à toa – à e) à toa – às

Respostas

respondido por: Kfranco23
16

I - Estava À TOA na vida,

Essa expressão 
À TOA é uma locução adverbial que significa "estava ao acaso". Temos nessa locução a preposição a + o artigo feminino a em razão da palavra feminina toa (sim, esta palavra existe em nosso dicionário português).

II ... vivia  À CUSTA dos amigos. 

Nesse sentido de "com dinheiro de (dos)", essa expressão deve ser utilizada sempre no singular, ok?

À CUSTA de é uma locução prepositiva formada por artigo feminino + substantivo "custa" + preposição de (de+os=dos). Como temos o artigo feminino porque o substantivo também é feminino, houve a necessidade de crase: a + a custa de.

Alternativa correta é:d) à toa – à.
Perguntas similares