A fertilização in vitro trouxe fortes consequências sociais. Cite exemplos dessas consequências.
Respostas
fertilização in vitro é, atualmente, um procedimento de rotina", reiterou à AFP Martin Johnson, professor de ciência reprodutiva da Universidade de Cambridge.
Cerca de quatro milhões de crianças em todo o mundo nasceram graças ao procedimento ou a uma técnica relacionada, envolvendo a transferência de um único espermatozóide para dentro do óvulo.
Ao longo do tempo, os cientistas adicionaram uma série de implementações que "melhoraram fantasticamente" as chances de sucesso da técnica, disse Joelle Belaisch-Allart, diretora da unidade de reprodução assistida do hospital Sevres, em Paris.
Entre elas está a estimulação de óvulos, a seleção de óvulos e espermatozóides com DNA saudável, formas mais modernas de manipulação do óvulo e melhorias no fluido em que o embrião é cultivado.
Assim como a pílula anticoncepcional, a fertilização in vitro teve fortes consequências sociais, ao permitir às mulheres estender sua idade reprodutiva para além dos 40 anos e às solteiras se tornarem mães, mesmo sem ter um parceiro.