Em 2008, foi relembrada e comemorada uma data especialmente importante na história brasileira, os 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil e a consequente transferência da capital do Reino para o Rio de Janeiro. A decisão de D. João VI de abandonar Portugal e vir para o Brasil deveu-se:
(A)
ao expansionismo da Espanha que, sob o reinado de Felipe II, procurava restabelecer a União Ibérica.
(B)
à expansão francesa e à constituição do Império napoleônico, uma vez que Portugal havia se negado a apoiar o bloqueio continental contra a Inglaterra.
(C)
à tentativa das Cortes Portuguesas reunidas na cidade do Porto de estabelecerem uma monarquia constitucional em Portugal.
(D)
aos movimentos de independência que desde a Inconfidência Mineira haviam se multiplicado no Brasil.
Respostas
à expansão francesa e à constituição do Império napoleônico, uma vez que Portugal havia se negado a apoiar o bloqueio continental contra a Inglaterra.
É correta a alternativa B, tendo a Corte Portuguesa se transferido para o Brasil como uma forma de impedir que Napoleão fizesse em Portugal o mesmo que havia feito na Espanha: invadisse o país, depusesse a sua Monarquia e colocasse no governo pessoas que obedecessem cegamente a França.
O conflito entre Portugal e França se deu por Portugal ter mantido a sua aliança com a Inglaterra (que o país tinha desde o Século XIV, quando Dom João I casou-se com uma princesa inglesa), que era a grande rival estratégica da França. A ideia de Napoleão era "sufocar" a economia inglesa impedindo que qualquer país continental europeu negociasse com os ingleses, para depois invadir o país, coisa que Portugal se recusou a fazer.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/29537370