Respostas
Resposta:
O neocolonialismo e o imperialismo submeteram a China as interesses capitalistas mundiais, transformando o país em fornecedor de matérias-primas e comprador de produtos industriais.
Em Oposição à dominação estrangeira, grupos nacionalista chineses se organizaram, dando início à luta de libertação nacional. Posteriormente, passaram a disputar o poder central com socialistas chineses. Como resultado da Vitória dos socialistas em 1º de outubro de 1949, foi proclamada a República Popular da China, sob liderança de Mao Tsé-tung. Com a implantação do socialismo, afastou-se A Dominação estrangeira e estreitaram-se os laços com a União Soviética ( lembre-se de que nessa época ocorria a Guerra Fria e a bipolarização geopolítica do mundo).
Chiang Kai-Shek, líder da frente nacionalista que disputavam o poder, fugiu para o Arquipélago de Taiwan ou Formosa, distante apenas 160 Km da China Continental, onde fundou a República da China e consolidou o capitalismo. Até os dias atuais, por causa da pressão da República Popular da China, a ONU não reconhece Taiwan como estado.