• Matéria: História
  • Autor: diogodd
  • Perguntado 8 anos atrás

No contexto da Roma Antiga, com as constantes manifestações contra arbitrariedades dos patrícios, os plebeus conseguiram, entre 451 e 450 a.C, a aprovação da “Lei das Doze Tábuas”, cujo fragmento é apresentado anteriormente. Essa lei marca profundamente o direito romano, pois:

Respostas

respondido por: Anônimo
12
A Lei das Doze Tábuas  marca profundamente o direito romano, pois efetiva de forma mais concreta as reivindicações dos plebeus e traz, aos poucos, a substituição do direito consuetudinário.

Espero ter ajudado!
respondido por: eduardospagnolo
0

No contexto da Roma Antiga, com as constantes manifestações contra arbitrariedades dos patrícios, a "Lei das Doze Tábuas" marca profundamente o direito romano, pois após duzentos anos de luta os plebeus conseguiram seus direitos.

A Luta dos Plebeus

Durante o século V a.C., os plebeus começaram a lutar pelo fim da discriminação que sofriam em Roma, pois estavam conscientes de sua importância para o funcionamento da cidade tanto economicamente quanto militarmente.

Eles se organizaram e formaram greves sociais nas quais se retiravam das cidades, deixando-a muito vulnerável, o que levou os patrícios a negociarem com os plebeus.

O feito da "Lei das Doze Tábuas" permitiu que acabassem as manipulações jurídicas dos Patrícios sobre os Plebeus. Também foram feitos bastantes cargos públicos que permitiam a posse de plebeus. A luta foi bem sucedida, porém como há de se esperar, os plebeus mais ricos se sobressaíram sobre os mais pobres.

Saiba mais sobre “Lei das Doze Tábuas” aqui: https://brainly.com.br/tarefa/40266594

Anexos:
Perguntas similares