Pense sobre a seguinte situação hipotética: numa escola de Ensino Fundamental, o professor segue realizando suas aulas a partir dos materiais enviados pela Secretaria da Educação. Buscando seguir tudo o que é proposto em tal material, com as temáticas e respectivas atividades, o professor percebe que o material é interessante, mas acaba enquadrando o conteúdo em um modo único de entendimento, exigindo dos alunos a adequação a um mesmo nível. O professor não concorda inteiramente com a ação, mas pensa: “Já que foi elaborado assim, assim o farei, pois deve ser bom! É preciso tentar, antes de dizer que não funciona”.
Tendo em consideração temáticas da antropologia filosófica, assinale a alternativa que problematiza adequadamente a situação apresentada.
Escolha uma:
a.
Materiais sempre cerceiam o conteúdo. Já que o professor é quem tem contato direto com os alunos, ele é quem tem de decidir o que e como ensinar, pois o ato educativo deve objetivar o homem completo e não aquele homem necessário à sociedade.
b.
Considerando-se que nunca será possível, ao professor, ensinar tudo o que seja necessário para que o aluno tenha uma boa profissão, os materiais enviados pela Secretaria servem como parâmetro necessário para o nivelamento do conhecimento dos alunos.
c.
As políticas educacionais não são fruto de acaso ou meras opiniões; neste sentido, a aplicação fiel dos conteúdos trazidos pelos materiais é algo de suma importância para que o ato educativo seja efetivo.
d.
Os alunos devem sempre se esforçar mais e mais para alcançar e ultrapassar os limites desenhados pelo sistema educacional; este deve ser o caminho que o professor deve seguir, no auxílio aos alunos, para que respondam ao que é exigido.
e.
Uma das dificuldades da ação do professor é ser crítico diante do conteúdo a ensinar: ele não pode ser simples reprodutor de conteúdo, mas também não pode agir sem parâmetros. Considerar que o conteúdo pode não estar adequado a seus alunos indica a complexidade do fenômeno humano e a certeza de que o aprendizado não se dá de forma automática.
Próximo
Respostas
De acordo com a situação apresentada, bem como todo o contexto que a antropologia filosófica nos apresenta, podemos estabelecer as seguintes análises:
Alternativa A - Incorreta. De fato, o professor é o mediador entre o conteúdo e os alunos, todavia, os materiais nem sempre limitam os mesmos e podem ser utilizados como modelos bases para as construções das aulas.
Alternativa B - Incorreta. Os materiais não promovem um nivelamento no nível educacional dos alunos, pelo contrário, evidencia essa discrepância, uma vez que não apresenta uma comunicação intermediadora e pessoal para cada diferente tipo de questionamento.
Alternativa C - Incorreta. Uma aplicação fiel não representa necessariamente um acompanhamento completo dos alunos, nem um efetivo ato educativo. Torna-se sensato que o educador capte as ideologias e conteúdos importantes, presente nos materiais e os ofereçam de modo acessível e compreensível aos alunos.
Alternativa D - Incorreta. De fato, romper com barreiras e superar os limites deve ser uma atitude adotada pelos alunos, todavia, não para responder ao que é exigido mais obter mais além do que se pede.
Alternativa E - Correta. O fator humanitário torna todo o processo educativo personalizado e próprio, de modo que não segue uma fórmula engessada, descrita em materiais e processos. Torna-se necessário que o educador seja intermediário e estabeleça o diálogo entre os alunos e o conteúdo transmitido por seus materiais, tendo sua presença humana o fator diferencial e próprio, que sane as dificuldades e preze por auxiliar cada qual.
Assim, compreende-se como correta a Alternativa E.
Bons estudos!
No caso podemos afirmar que a resposta certa é a letra e, qual seja: e. Uma das dificuldades da ação do professor é ser crítico diante do conteúdo a ensinar: ele não pode ser simples reprodutor de conteúdo, mas também não pode agir sem parâmetros.
Considerar que o conteúdo pode não estar adequado a seus alunos indica a complexidade do fenômeno humano e a certeza de que o aprendizado não se dá de forma automática.
Isso porque o texto do enunciado da questão diz respeito as novas perspectivas de ensino.
Importante notar que antigamente o ensino era bastante tecnicista e que não prezava pela participação crítica do aluno.
Nesse sentido, as novas metodologias da educação tem relacionado o individuo com o meio que o cerca.
Assim, a interação entre o aluno e o professor é algo indispensável na aprendizagem.
você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/20099144
espero ter ajudado!