Falar em diversidade social significa destacar a questão da convivência dos diferentes com suas diferenças, em um contexto de tolerância e solidariedade, que consiga ultrapassar a violência, as hierarquias excludentes, o tratamento perverso, as desigualdades econômico-sociais, entre outros. Assinale a alternativa correta:
Respostas
O aumento das vagas de trabalho também devem ser priorizadas, assim como a formação profissional deve ser propiciada para que todos possam ter a chance de melhorar sua renda e seu nível social.
É uma luta constante e um trabalho árduo que irá proporcionar o alcance do propósito, isto é, a diminuição da desigualdade social.
Falar em diversidade social significa destacar a questão da convivência dos diferentes com suas diferenças, em um contexto de tolerância e solidariedade. Assim pode se afirmar que a alternativa correta é: Alternativa C:
O preconceito e discriminação direcionados a quem possui uma raça ou etnia diferente, é o racismo, e geralmente se refere à segregação racial.
Racismo
Falar em diversidade social significa destacar a questão da convivência dos diferentes com suas diferenças, em um contexto de tolerância e solidariedade, que consiga ultrapassar a violência, as hierarquias excludentes, o tratamento perverso, as desigualdades econômico-sociais, entre outros.
Assim podemos definir e caracterizar o racismo, da seguinte maneira:
- Racismo é um tipo de discriminação, o que ocorre quando uma pessoa ou grupo de pessoas sente ódio por outras pessoas por ter características ou qualidades diferentes, como cor da pele, idioma ou local de nascimento.
- São atitudes, valores e sistemas racistas que estabelecem, de forma aberta ou velada, uma ordem hierárquica entre grupos étnicos ou raciais, usada para justificar os privilégios ou vantagens usufruídos pelo grupo dominante.
- Existem vários tipos de racismo pelos quais as pessoas podem se sentir discriminadas ou serem vítimas de desigualdade, dentre eles temos: o aversivo, etnocentrista, simbólico e biológico.
- O racismo etnocêntrico, é baseado na superioridade cultural do próprio grupo, portanto, assume que outros grupos diferentes representam uma ameaça cultural.
- O racismo é uma forma específica de violência. É o tratamento desigual de pessoas ou grupos em situações comparáveis. Isso é expresso através de práticas que atravessam todas as áreas da vida cotidiana.
Assim podemos concluir que falar em diversidade social significa destacar a questão da convivência dos diferentes com suas diferenças, em um contexto de tolerância e solidariedade.
Outras questões relacionadas:
- Preconceito Cultural: https://brainly.com.br/tarefa/9117367
- Causas e consequências do preconceito: https://brainly.com.br/tarefa/12619676
- Importância da consciência negra: https://brainly.com.br/tarefa/12187595
------------------
Matéria: Pedagogía
Nível: Ensino Superior