URGENTEEEEEEEE
1) Em referência ao texto anterior, considere o capital de $10.000,00 disponível para aplicação por 210 dias. Compare os resultados obtidos se este capital fosse aplicado na melhor opção e na pior opção de investimento. Demonstre os cálculos.
2) Calcule e compare o tempo necessário de aplicação para que um capital qualquer duplique o seu valor utilizando-se o mesmo critério, ou seja, aplicado na melhor opção e na pior opção de investimento.
3) Se no período considerado fosse verificada na economia uma inflação de 0,5% ao mês, qual seria a taxa real de juros anual acumulada gerada pela melhor opção de investimento?
Obs.: Para o cálculo da taxa real de juros, utilize a fórmula: ( 1 + i ) = ( 1 + ir ) . ( 1 + l ), em que i = taxa de juros aparente, ir = taxa real, I = taxa de inflação.
Respostas
Faltaram duas informações na questão sobre a melhor e a pior taxa de investimento: a melhor taxa é de 1,15% ao mês e a pior taxa é de - 2,61% ao mês.
1) Utilizando juros compostos, devemos efetuar os cálculos conforme a seguinte equação:
Onde:
M - Montante final retirado (valor futuro);
C - Capital inicial investido (valor presente);
i - Taxa de juros;
t - Período do investimento.
Note que as taxas são mensais e o período está em dias. Por isso, vamos utilizar em meses. Como o mês comercial possui 30 dias, 210 dias correspondem a 7 meses. Dessa forma, para cada taxa de juros, fazemos:
Portanto, podemos concluir que a melhor opção de investimento é aquela que possui taxa de juros positiva, pois aumenta o valor do capital.
2) Nessa questão, devemos utilizar a mesma equação apresentada anteriormente. O capital inicial será igual a C. Consequentemente, o montante final será 2C.
Portanto, serão necessários aproximadamente 61 meses para duplicar o investimento sobre a melhor taxa de juros. Além disso, será impossível dobrar o investimento sobre a pior taxa de juros, pois ela é negativa. Assim, o valor só cairá com o passar do tempo.
3) Substituindo os valores da melhor taxa de juros e da inflação na equação apresentada no enunciado, temos:
Portanto, a taxa real de juros mensal será igual a 0,65%. Por fim, devemos fazer a equivalência para taxa anual:
Portanto, a taxa real de juros anual nesse caso é 8,04%.