• Matéria: Química
  • Autor: carol17100
  • Perguntado 8 anos atrás

Um paciente com meningite chegou ao hospital e logo foi colhido o líquor,que é um líquido que circula pela coluna vertebral.Por que,nesse caso,o médico não fez um exame de sangue e sim,de líquor? Me ajudem, por favooooor!

Respostas

respondido por: LowProfile
2

O líquor é um líquido que circula não somente pelo canal vertebral, mas também dentro e no entorno do encéfalo, tendo contato íntimo com as meninges.  As meninges são membranas de tecido conjuntivo que revestem o sistema nervoso central. São em número de 3: dura-máter (a mais externa), a aracnoide (a do meio) e a pia-máter (a mais interna). A dura-máter tem relação com a face interna dos ossos da calota craniana, enquanto a pia-máter tem relação direta com o tecido nervoso (encéfalo e medula espinhal). Entre a aracnóide e a pia-máter há um espaço chamado espaço subaracnoideo, onde circula o líquor.

A meningite é a inflamação das meninges, geralmente causada por infecções por vírus, bactérias ou fungos. Pela sua proximidade com as meninges (lembrar que o líquor circula no espaço subaracnoideo), se há algum agente infeccioso causando a meningite é alta a probabilidade de encontrá-lo no líquor. Por conta disso é que o médico realiza a chamada punção lombar (retirada de líquor por intermédio de uma agulha especial tendo como acesso a região lombar) para obter material (líquor) para análise. Opta-se pela região lombar, pois o acesso ao espaço subaracnoide é mais fácil e com menos complicações. Nesse caso, pelo exposto, não adianta exame de sangue, mas sim, exame do líquor.

Espero ter ajudado!


carol17100: Obrigadaaa
LowProfile: Bons estudo e sucesso!
Perguntas similares