Respostas
Uma grande quantidade de alimentos são produzidos através de algum processo fermentativo, ou seja, são produzidos através do uso de microrganismos.
Fermentação[editar | editar código-fonte]A Fermentação é um método largamente utilizado para a produção de alimentos. As leveduras e em especial, a Saccharomyces cerevisiae, é usada na produção de pão, cerveja, vinho, aguardente assim como a grande maioria das bebidas alcoólicas. Certas bactérias, como as bactérias lácticas, são usadas na produção de coalhada, iogurtes, queijos, picles, chucrute, salame, kimchi entre outras. Um efeito comum dessas fermentações é que estes alimentos tornam-se menos atrativos para outras espécies de microrganismos, incluindo os patogênicos e deteriorantes sendo considerado, deste modo um método de conservação de alimentos.
A fermentação de alimentos é uma técnica usada pelo homem desde a antiguidade. Estes alimentos são melhorados em sabor, aroma, textura e, em alguns casos, elevar a digestibilidade e prover benefícios à saúde. Para vegetarianos esses alimentos servem como um palatável e substituto de proteína de origem animal.[3]
Algumas variedades de queijo necessitam de bolores e outros microrganismos para maturar e desenvolver suas características de aromas.
Resposta:
A Microbiologia está intimamente ligada ao estudo da Ciência e Tecnologia do Alimentos, seja na Gestão da Qualidade ou na Gestão da Produção.
O estudo dos microrganismos associados aos alimentos permite:
- Conhecer e aprimorar métodos de conservação;
- Descobrir as causas de contaminações;
- Evitar a disseminação de infecção ou intoxicação por meio dos alimentos;
- Desenvolver novos produtos que tem como matéria-prima ou coadjuvante os microrganismos. Hoje em dia já os encontramos na cerveja, leite fermentado, iogurte, queijos, salame italiano, alimentos pro-bióticos e outros.
Explicação: