Respostas
1. A teoria do conhecimento na Antigüidade
Sócrates, Platão e Aristóteles
Sócrates (c 470-399 a.C.) colocou a reflexão filosófica, iniciada pelos pré-socraticos,na via da verdade que havia sido abandonada por alguns sofistas deslumbrados pela retórica, o bem falar ou o bem expor suas opiniões. Segundo Aristóteles, ele contribuiu para a teoria do conhecimento com a definição de universal e com o uso do raciocínio indutivo.
Definir é marcar limites, é dizer o que uma coisa é, ou seja, descobrir a essência das coisas. Portanto, a procura da verdade empreendida por Sócrates está centrada no ponto de vista do ser. Voltando sua atenção para o problema do homem,Sócrates faz uma análise detalhada das qualidades individuais e das virtudes humanas, determinando e definindo essas qualidades como sendo a bondade, a justiça, a temperança, a coragem etc. Quando pergunta o que é cada uma das virtudes, está querendo defini-la, saber qual é sua essência.
eito ou consciência) que é capaz de duvidar. Descartes formula esta descoberta em uma frase que se tornou muito conhecida: Penso, logo existo.