• Matéria: História
  • Autor: kakavargas2
  • Perguntado 8 anos atrás

oq foi o ato adicional de 1834?

Respostas

respondido por: Annajulia321
9

Foi chamado de Ato Adicional a medida de adicionar e alterar a constituição de 1824, estabelecida após a independência do Brasil. O ato adicional faz parte doperíodo regencial brasileiro e foi por ele que se estabeleceu a Regência Una, ou seja, somente um regente conduziria a nação, diferente do que ocorria com a chamada Regência Trina.O ato adicional foi uma importante ferramenta para rever a constituição de 1824, em 1834. As movimentações para possíveis alterações já começam em 1831 com a abdicação de Dom Pedro I, que deixou o país desestabilizado. As primeiras propostas debatidas eram bastante radicais: fim do poder moderador e defesa de uma monarquia federativa foram pautas importantes discutidas. Estas questões foram apenas o ponto inicial para o texto final do Ato Adicional de 1834.


site <http://www.infoescola.com/historia/ato-adicional/>

respondido por: andrezaalves1718
3

Resposta:

Ato Adicional!

O Ato Adicional foi um conjunto de leis que modifica a Constituição do Império.

Tanto moderadores quanto exaltados concordavam com a necessidade de reformar a Constituição que tinha sido imposta por D.Pedro I. Depois de muito debater a questão no Parlamento,chegaram a um acordo que consistia em conceder uma certa autonomia às províncias a garantir a unidade do Império.

Com esse objetivo,o governo regencial aprovou o Ato Adicional de 1834,o qual:

  • dava maior autonomia às províncias,concedendo a elas o direito a uma Assembleia Legislativa e orçamento próprio;
  • extinguia o Conselho de Estado, órgão criado por D.Pedro I e bastante impopular;
  • substituía a Regência Trina pela Regência Uma;o regente deveria ser escolhido por eleição,o que contentou os liberais;
  • transformava o Rio de Janeiro em município neutro,capital do Império.

Explicação:

Com o Ato Adicional,as províncias ganharam o direito de fazer algumas leis e de decidir em que aplicar o dinheiro de parte dos impostos arrecadados.

Espero ter ajudado...

Perguntas similares