• Matéria: Português
  • Autor: josales1
  • Perguntado 8 anos atrás

quero uma redação sobre o idoso no Brasil

Respostas

respondido por: LauraPandinha
18
Um estranho no ninho

Devido aos avanços na medicina, a expectativa de vida só tende a aumentar ao longo do tempo. O número de idosos no Brasil já é alto e com tendência a crescer nos próximos anos, segundo dados do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, no que diz respeito ao bem-estar, o país não tem acompanhado o crescimento da terceira idade. Isso significa que necessidades econômicas e sociais básicas não estão sendo oferecidas dignamente àqueles que já muito fizeram pelo país.

Ainda que haja o Estatuto do Idoso, responsável por garantir seus direitos, é sabido que eles continuam sofrendo com a discriminação praticada pelos mais jovens. Embora muitas vezes não seja demonstrado, o idoso é visto e tratado como peso morto pela sociedade. Os mais velhos carregam a imagem de inutilidade, pois, freqüentemente, apresentam limitações físicas e psicológicas. Além disso, acabam custando caro para a família e o Estado, já que não são mais capazes de produzir o tanto que consomem. E como o valor pago pela aposentadoria é baixo e a saúde pública é de péssima qualidade, muitas vezes, os custos médicos são superiores aos recursos que as famílias detêm. É fundamental ressaltar também a incoerência presente nas atitudes de inúmeros jovens. Esses defendem que os idosos devem ser valorizados, mas na prática consideram suas idéias ultrapassadas. Além disso, são impacientes, apresentando conduta desrespeitosa.

A própria dinamicidade no mundo contemporâneo dificulta a vida da terceira idade. A constante falta de tempo torna a necessidade de cuidar de um idoso no Brasil uma tarefa árdua. Inclusive os avanços tecnológicos não foram acompanhados por eles e poucos têm paciência de inseri-los nesse “mundo novo”. Dessa forma, eles se vêem cada vez mais excluídos da vida moderna, e com mais dificuldade de se relacionar com as pessoas de outras faixas etárias. Tal fato evidencia o quanto a sociedade atual é individualista e não se preocupa com o próximo. Inúmeras vezes podemos presenciar idosos no Brasil em pé no transporte público, enquanto há jovens sentados ouvindo música. A infra-estrutura das cidades também não se preocupa com os mais velhos e suas necessidades, fazendo com que eles tenham menos autonomia ainda.

Fica claro, portanto, que a desvalorização do idoso no Brasil precisa ser combatida. Para que isso aconteça, devem ocorrer mudanças em diversos níveis sociais. Primeiramente, por parte do governo, que tem obrigação de oferecer melhores condições de saúde, lazer e entretenimento. As escolas e a mídia também devem ser responsáveis por difundir valores positivos em relação à terceira idade, mostrando que, ao invés de ultrapassados, os idosos têm muita sabedoria e experiência para serem compartilhadas. Dessa forma, a interação entre todos os grupos etários será cada vez mais possível.


respondido por: isabellebmss
6

Resposta:

No Brasil, os idosos frequentemente não recebem o devido respeito pela sociedade, pois em grande parte são abandonados, maltratados ou privados de itens e cuidados essências pela sua própria família, onde a Lei 10.741/03 no Estatuto do Idoso, estabelece e julga isso como um crime. Além disso eles são constantemente julgados pela sua idade avançada e por serem considerados incapazes.

Considerando o preconceito, a desestrutura familiar, a falta de apoio governamental, de empatia e amparo hospitalar, deduzimos que isso leva a uma rejeição e faz com que a população seja extremamente rígida com os idosos, o que acarreta o desenvolvendo de doenças psicológicas, transtornos e sentimento de incapacidade nos mesmos.

Um exemplo de abandono de incapaz é o conto infantil "Chapeuzinho Vermelho", onde a avó da garota, se encontra em uma casa em meia floresta e sem receber os devidos cuidados necessários, porém ao decorrer da história um lobo entra na sua casa e a come, se caso ela morasse com a família, isso não teria acontecido. O que alega o art. 3° do estatuto do idoso o qual estabelece que os cuidados devem vir da família, órgãos públicos e meio social.

Perguntas similares