• Matéria: Filosofia
  • Autor: anna806
  • Perguntado 8 anos atrás

qual a essencia do amor na filosofia?

Respostas

respondido por: esterrayanne123
11

“O AMOR precisa ser uma realidade na sua vida, não só um poema, não só um sonho. Ele tem de ser concretizado. Nunca é tarde demais para viver o amor pela primeira vez. Aprenda a amar. Poucas pessoas sabem amar. Todas elas sabem que o amor é necessário, todas elas sabem que, sem amor, a vida não tem sentido, mas elas não sabem amar. E seja o que for que elas façam em nome do amor, não é amor, é sempre outra coisa diferente. É uma mistura de ciúme, ódio, possessividade, dominação, ego. Todos esses venenos destroem o verdadeiro néctar do amor. Amar significa livrar-se de todos esses venenos e, depois disso, aos poucos você começará a ver um novo tipo de amor brotar dentro de você.

Não é preciso perfeição para fluir e crescer no amor. O amor não tem nada a ver com o outro.

Uma pessoa amorosa simplesmente ama, assim como uma pessoa viva respira, come, bebe e dorme. Exatamente desse modo, uma pessoa realmente viva, uma pessoa amorosa, ama. Você não diz, ‘A menos que o ar não esteja perfeitamente puro e despoluído, não vou respirar’. Você continua respirando mesmo que more em Los Angeles; você continua respirando mesmo que more em Mumbai. Continua respirando onde quer que vá, mesmo com o ar poluído, envenenado. Continua respirando! Você não pode parar de respirar só porque o ar não está em condições ideais. Se está com fome, você come alguma coisa, seja o que for. Uma pessoa viva e amorosa simplesmente ama. O amor é uma função natural.

A segunda coisa a lembrar é: não espere perfeição, do contrário, amor nenhum fluirá de você. Do contrário, você será ‘desamoroso’. Aqueles que exigem perfeição são pessoas muito ‘desamorosas’, neuróticas. Mesmo que consigam encontrar um companheiro, elas exigem perfeição, e o amor é destruído por causa dessa exigência. Assim que um homem passa a amar uma mulher ou uma mulher passa a amar um homem, começa a exigência. A mulher começa a exigir que o homem seja perfeito, só porque ele a ama. Como se ele tivesse cometido um pecado! Agora ele tem que ser perfeito, tem que se livrar de todas as suas limitações – de repente, só por causa dessa mulher? Agora ele não pode mais ser humano? Ou ele tem que se tornar sobre-humano ou tem que se tornar um impostor, alguém falso, trapaceiro. Por isso, a segunda coisa a lembrar é nunca exigir perfeição. Você não tem o direito de exigir nada de ninguém. Se alguém ama você, seja grato, mas não exija nada – porque o outro não tem obrigação de amá-lo. Se uma pessoa ama, trata-se de um milagre. Emocione-se com o milagre.

Perguntas similares