ERRO DE PORTUGUÊS
Quando o português chegou
Debaixo duma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
O índio tinha despido
o português.
Qual é a visão do autor sobre o fato abordado?
Respostas
1-A que fato histórico se refere o poema? Qual a visão dos autores sobre o fato abordado?
R: Fato histórico da descoberta do território brasileiro pelos portugueses. A intensão foi de expressar que foi um erro cometido pelo português, o de vestir o índio com sua cultura, religião e preceitos. No trecho em que cita: “se fosse uma manhã de sol o índio tinha despido o português. ” O poeta diz que se o português não tivesse a visão focada ganancia, perceberia que se foi o estrangeiro que chegou à um ambiente onde já existia habitantes, era ele que devia despir-se de seus valores e unir-se a eles.
2-Como você entende o nome do poema, “Erro de Português”?
R: Foi uma crítica ao erro cometido pelos portugueses, de impor a cultura, as vestimentas e todos os costumes nos nativos do território português.
3- A expressão “ vestir o índio”, no poema, é usada como uma metáfora. Você identifica seu sentido?
R: A expressão quer dizer que o português influenciou e dominou o índio. Impôs ao povo indígena os costumes e a cultura que pertencia a Portugal.
4-Como seria o Brasil hoje se, o índio tivesse despido o português?
R: O povo brasileiro seria influenciado a viver a cultura indígena, também nos âmbitos sociais, econômicos, e linguístico etc. Estaríamos prezando a natureza, a língua tupi e muitos costumes indígenas da cura pela natureza, religião, e o modo de se vestir, etc.