A dívida líquida do setor público, no Brasil, pode sofrer mudanças em decorrência de fatos que não tem nenhuma relação com o resultado fiscal do Governo. Um desses fatos é captação de receita pelo Governo com as privatizações. Essa receita tem um caráter extrafiscal, pois é decorrente das ações de empresas estatais pertencentes ao governo. Diante dessa premissa, avalie as afirmativas que se seguem:
I. O conceito de necessidade de financiamento do setor público (NFSP) contempla, como setor público, o governo central, os governos regionais (Estado, Municípios e Distrito Federal) e as empresas estatais.
II. O financiamento do déficit público tem como única fonte de recursos a venda de títulos públicos ao setor privado.
III. O déficit público é equivalente à diferença entre o valor dos investimentos privados e a poupança do governo em conta corrente.
IV. O déficit nominal é menor do que o déficit primário, diferença essa que é tanto menor quanto maior for a taxa de inflação no período em consideração.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Respostas
Olá!
Para respondermos esta questão precisaremos de alguns conceitos sobre Déficit Público bem consolidados. Vou analisar cada uma das afirmações separadamente:
I - Verdadeiro. De acordo com o Banco Central do Brasil, Setor público engloba o governo federal, estadual e municipal, além das empresas estatais.
II - Falso. Os governos arrecadam recursos através de tributos.
III - Falso. O déficit público é equivalente à diferença entre o valor dos investimentos do governo (gastos públicos) e a receita pública (gerada por tributos).
IV - Falso. Déficit primário é aquele que não leva em considerações os juros da dívida. Déficit Nominal é aquele que leva em considerações os juros da dívida. Portanto o déficit nominal é maior, quanto maior for a taxa de inflação.
R: Alternativa I, apenas.
Espero ter ajudado!
Resposta:
ALTERNATIVA I
Explicação: