Respostas
Vamos imaginar que a sua marca é uma festa, para qual fornecedores devem ser contratados, ações devem ser feitas, os detalhes organizados, você quer que tudo saia perfeito. Por onde começar? Pelos convidados, claro. De que adianta fazer uma festa para adolescentes e colocar Roberto Carlos no repertório do DJ?
Mas o que é público alvo? Não vamos teorizar, público alvo são todos as pessoas – ou organizações – que a sua marca impacta e para quem ela precisa comunicar um benefício. É a mesma coisa que stakeholders – um sinônimo em inglês. Existem distinções teóricas entre os dois termos, mas vamos falar da vida real por aqui.
Um detalhe importante: público alvo não é somente o consumidor final. Aqui entram os influenciadores, financiadores, tomadores de decisão, etc. Exemplo: uma marca de ração para cachorro tem como cliente um cão? Não. Mas ele é, sem dúvida, um influenciador – é também o consumidor – e faz parte do público alvo. Se ele odiar o gosto da ração e não comer, o dono vai trocar de marca. Para provar que o dono do cão é o verdadeiro cliente, comece a reparar que as rações tem forma de ossinho, filé, cenourinha e etc. Quem liga pra isso é o cachorro?
Enfim, inclua todo mundo que influencia o sucesso da sua empresa. Acionistas de uma empresa de capital aberto que vende petróleo são parte do público alvo dela? Sim! Isso é segmentação: quebrar esse grande público em partes pequenas e com atributos em comum, características semelhantes. Pode ser a idade, o comportamento, a renda, o estilo de vida, etc. Um segmento deve ser consistente e permitir comercialização rentável dos produtos da sua empresa.