• Matéria: Português
  • Autor: layza33
  • Perguntado 8 anos atrás

Gente me ajuda a responder!

Jaqueline é estudante de engenharia ambiental e está se preparando para dar uma palestra sobre a importância do tratamento de água e esgoto. O público-alvo dessa palestra será um grupo de agentes comunitários da prefeitura da cidade, os quais deverão, após, iniciar uma atividade de conscientização da população.
Jaqueline está um pouco ansiosa, pois é sua primeira experiência com palestras e tem algumas dúvidas sobre qual seria o melhor tipo de modalidade da língua para utilizar na palestra, já que o objetivo é passar as informações e ser compreendida pelos ouvintes. Para amenizar um pouco esta insegurança, Jaqueline decide "ensaiar" a palestra com a sua professora de português. Ela faz a seguinte demonstração:
"Olá, pessoal! Meu nome é Jaqueline, eu sou estudante de engenharia ambiental e tô aqui pra falar pra vocês sobre a importância do tratamento da água e do esgoto. Me deem uma atençãozinha agora, que o assunto é bem importante..." Ao término da demonstração, Jaqueline pergunta à sua professora o que ela achou e esta diz que a modalidade da língua utilizada não está adequada e que é preciso fazer algumas modificações.
Por que a professora disse isso? Quais são as modificações que devem ser feitas na fala de Jaqueline?

Respostas

respondido por: Gabriellylu
7
de tô para estou......
respondido por: alineonline
5
A única coisa que me passa pela cabeça é que agentes comunitários são pessoas mais velhas. Mais velhas do que a palestrante, também. A palestrante deve adotar um registro semi-formal. Não deve ser ultra formal a ponto de não ser entendida, mas não deve falar como se estivesse à frente de uma turma de alunos da 5ª série. 
Perguntas similares