Respostas
respondido por:
7
Nas últimas décadas, o setor industrial da Índia passou a enfrentar uma série de dificuldades, como a escassez de capital para novos investimentos, a necessidade de ampliação da infra-estrutura (redes de transporte, energia e comunicações) e a baixa qualificação da mão-de-obra.
Na tentativa de superar esses problemas, o governo indiano foi obrigado a recorrer aos empréstimos do FMI (Fundo Monetário Internacional), tendo que subordinar-se às regras e à política econômica impostas por esse organismo. Assim, em troca da ajuda financeira, a Índia teve que promover, a partir da década de 1990, uma maior abertura da economia, eliminando barreiras alfandegárias, diminuindo o protecionismo e concedendo maior liberdade às importações e ao capital externo, como ocorreu em vários países da América Latina. Portanto, o modelo de economia mista até então praticado no país vem sendo, gradativamente, substituído pela economia de mercado cada vez mais inserida no capitalismo global.
Essas medidas provocaram um reaquecimento da economia indiana, sobretudo com a expansão da atividade industrial, que vem apresentando um crescimento anual de cerca de 6,3%, em media, no últimos anos.
Um dos principais motivos que vêm contribuindo para esses resultados é a implantação de grandes multinacionais no país. Essas empresas estão sendo atraídas para a Índia devido, principalmente, à existência de mão-de-obra abundante e a baixo custo e ao gigantesco mercado consumidor do país, formado por centenas de milhões de pessoas.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás