• Matéria: Biologia
  • Autor: sinolindo
  • Perguntado 8 anos atrás

No gênero Drosophila, a cor vermelha ou branca dos olhos é determinada por um gene localizado no cromossomo X. Responda as três questões a seguir considerando o cruzamento de uma mosca fêmea de olhos vermelhos de uma linhagem pura para cor de olhos com um macho de olhos brancos, e o cruzamento das moscas F1 entre si. Represente como B o alelo dominante para olhos vermelhos e como b o alelo recessivo para olhos brancos. 
a) Qual será a cor dos olhos dos machos e fêmeas na primeira geração (F1)? E na segunda (F2)? Justifique.
b) Qual será a proporção de machos e fêmeas nas duas gerações? Justifique.

Respostas

respondido por: bernadetemachado
23
Fêmea: xBxB
Macho: xby
NA F1: A cor dos olhos dos machos e das fêmeas vai ser necessariamente vermelha, uma vez que:
1- todos os machos da f1 que nascerem, tem como contribuição do pai o y, ou seja, necessariamente vão receber o xB da mãe.
(Olhos vermelhos)
2- como o pai necessariamente contribuirá com o gene xb, que é recessivo, e a mãe necessariamente com o xB, então todas as fêmeas serão xBxb. (Olhos vermelhos)
NA F2: tendo em vista que todos os machos tem o gene dominante xBy, e todas as fêmeas tem xBxb, então:
1- todas as fêmeas terão olhos vermelhos, já que o pai necessariamente contribuirá com o gene dominante. Entretanto o código genético será dividido entre xBxb e xBxB.
2- alguns machos receberão o xby e outros o xBy, de forma que a população de machos tenha 50% olhos vermelhos e 50% olhos brancos. Para entender a porcentagem:
Se o pai contribui necessariamente com y para os indivíduos masculinos, então a "decisão" fica exclusivamente com a mãe, que possui dois x, que é aonde o gene se situa, ou seja, metade metade.
Perguntas similares