• Matéria: Geografia
  • Autor: thiago12212
  • Perguntado 8 anos atrás

3.O furacão Catarina: onde ocorreu, Quais foram os danos causados por eles, Como estão Atualmente as cidades atingidas por esse furacão.

Respostas

respondido por: jucalixto2009owyalv
54
Ciclone ou Furacão Catarina são alguns dos vários nomes informais para um ciclone tropical do Atlântico Sul que atingiu a costa da região Sul do Brasil no final de março de 2004. A tempestade se desenvolveu a partir de um ciclone extratropical de núcleo-frio praticamente estacionário em 12 de março. Quase uma semana depois, no dia 19 de março, a perturbação remanescente seguiu na direção leste-sudeste, mas em 22 de março, a formação de uma crista de alta pressão deixou o sistema novamente quase estacionário. A perturbação se instalou numa região com excelentes condições meteorológicas, com baixo cisalhamento do vento e com a temperatura da superfície do mar acima da média. A combinação dos dois fatores levou a uma lenta transição do sistema de um ciclone extratropical para um ciclone subtropical em 24 de março.Em 28 de março de 2004, o furacão Catarina deixou mais de 27,5 mil desalojados, quase 36 mil casas danificadas, 518 feridos e 11 mortos. Os prejuízos totalizaram aproximadamente R$ 1 bilhão e 14 municípios decretaram estado de calamidade pública. A força do vento arrancou 115 árvores pela raiz.
Em Passo de Torres, o telhado de uma fábrica de imóveis foi arrancado por ventos de 180 quilômetros por hora e, ainda em 2014, o local continuava destruído. Já em outras cidades, o cenário é outro. Onde há dez anos árvores cobriam estradas, agora o caminho está livre. Telhados levados pela força dos ventos foram recuperados.
Perguntas similares