• Matéria: História
  • Autor: alecarmo9273
  • Perguntado 8 anos atrás

O pequeno excerto traz uma reflexão interessante sobre as relações que estabelecemos com a cultura dos povos indígenas no Brasil. A partir dos seus conhecimentos e com suas palavras explique o significado do excerto e qual o lugar dos povos indígenas no ensino de história no Brasil.Insira a mídia Moo

Respostas

respondido por: dalmoalf
1

Acredito que esteja faltando o excerto que deva ser analisado, mas vamos lá.

O trecho apresentado na questão seria sobre os povos Tupiniquim, que ao mesmo tempo que são os povos de origem indígena mais citados em frases cotidianas para se referir ao Brasil, como por exemplo “cinema tupiniquim”, são os mais desconhecidos. Logo, o emprego desse termo só evidencia a clara não preocupação pelo conhecimento desses povos nativos no momento atual do Brasil.

A contradição é o que há mais evidente no trecho, pois mesmo reconhecendo que somos tupiniquins, fazemos de tudo para não o conhecermos e logo, não conhecemos a nós mesmos. Ignoramos o fato da contribuição cultural que tais civilizações pré-colombianas nos trouxeram, todas as trocas culturais realizadas parecem que não foram de valor e simplesmente os encaramos com exotismo. Mesmo que após longos séculos de escravização, perseguição e catequização, apagando boa parte da memória e identidade desses povos, que foram inseridos de maneira abrupta a sociedade, devendo deixar de lado seu passado.

Deste modo o ensino de história deve se preocupar com a história de tais civilizações, não permitindo que o nome tão usado como “tupiniquim” se torne vago e sem sentido, mas sim que carregue o máximo de memórias e passado, construindo um objeto de estudo que possa trazer problemáticas novas para o ensino, sem padronizar opiniões, mas sim construir novos espaços de diversidade de vozes, ampliando o leque cultural brasileiro e assim poder afirmar coisas como “conhecimento tupiniquim” como algo forte e conhecido por todos.





Perguntas similares